Foregon.comConteúdos
    1. Dicas financeiras

    7 sinais de atenção com o seu cartão de crédito

    Por Camila SilveiraPublicado em
    Compartilhe

    O cartão de crédito costuma oferecer diversas vantagens aos seus usuários, até porque é aceito para qualquer valor de compra, tem a mesma função do dinheiro e não traz muito risco aos envolvidos. No entanto, ainda assim, há pessoas que acabam se endividando com ele e, por isso, vamos apresentar sete sinais de atenção que você precisa ter com o seu cartão de crédito. 

    7 sinais de atenção com o seu cartão de crédito

    1. Evite atrasar a fatura mais de uma vez

    Todos sabem que os juros de atraso do cartão de crédito são uns dos mais altos do mercado e ter de pagá-los sempre é desperdício de dinheiro. Caso seja apenas uma distração, procure colocar um alarme um dia antes da data de vencimento para não esquecer. Mas, se for falta de dinheiro, é hora de rever quais gastos podem ser reduzidos ou cortados de seu orçamento. 

    2. Evite parcelar a fatura do seu cartão de crédito

    Em hipótese alguma deixe de pagar a sua fatura ou opte apenas pelo mínimo indicado. Todos sabem que o cartão de crédito possui juros altíssimos e não é isso o que desejamos para você.

    Caso você não consiga arcar com todo o valor, procure negociar o parcelamento com o banco ou, se for necessário, solicite um empréstimo. 

    Após decidir como as parcelas ficarão, lembre-se de não olhar apenas para o valor a ser pago por mês – fale com o atendente da instituição financeira, veja se existe alguma taxa por trás e verifique o total do pagamento, com juros

    3. Veja se o limite de crédito é maior que sua renda

    O cartão de crédito dá uma sensação de poder de compra até mesmo quando as pessoas não têm dinheiro para gastar. Esse é o grande risco. O controle e planejamento financeiro tornam esse produto uma ferramenta muito boa para usufruir, portanto, tenha um limite de crédito menor que a sua renda para aproveitar da melhor forma possível.

    4. Não empreste dinheiro para pagar a fatura

    Retirar dinheiro de outras fontes que não sejam sua para quitar a fatura não é a melhor opção nesse momento, pois dessa forma, você estará contraindo uma dívida para pagar outra, correto? Não se esqueça: guardar dinheiro é tão importante para realizar os seus objetivos do futuro quanto para regularizar situações de emergência. 

    5. Proteja-se das compras parceladas

    Parcelar diversas compras no cartão de crédito não é o fim do mundo, mas requer muito planejamento e controle financeiro. Isso porque, todos os meses aparecerá o valor fixo da compra em sua fatura e, dessa forma, será necessário saber reduzir os custos. Caso contrário, você se perderá nas prestações e provocará mais dívidas. 

    6. Consulte o limite do cartão de crédito

    Pelo fato de não verem o dinheiro saindo do bolso no momento de pagar, inúmeras pessoas relaxam com o cartão de crédito. Deste modo, acabam gastando muito mais do que podem e, como resultado, se assustam com a fatura no final do mês. O ideal é consultar o limite do seu cartão e evitar comprar por impulso. 

    7. Fuja de saques com cartão de crédito

    Na maioria das vezes, os saques com cartão de crédito não valem a pena, porque funcionam como um empréstimo, possuem juros altos, cobranças de taxas e IOF. Portanto, se você realizar essa ação, saiba que entrará no rotativo do cartão e terá mais chances de ficar no vermelho. Tome cuidado! 

    Descomplicamos?

    Esperamos ter ajudado você a ter mais atenção com o seu cartão de crédito. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas financeiras

      Guia do CNIS: entenda tudo sobre o assunto

    • Dicas financeiras

      Guia completo do DANFE online: descubra tudo sobre ele

    • Dicas financeiras

      Banco next amplia sua oferta de serviços em 2020

    • Dicas financeiras

      Conheça os Mimos que o cartão next oferece aos clientes

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?