74% dos brasileiros ficaram endividados no mês de setembro
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o total de brasileiros endividados ficou em 74% da população em setembro – 1,1 ponto percentual acima de agosto. Tal estudo foi divulgado na última segunda-feira (4) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Queda na inadimplência
Apesar da alta de setembro, com o indicador de endividamento quebrando o nível recorde, houve uma queda na inadimplência, o que acabou gerando um quadro menos negativo. Na pesquisa, são levados em consideração todos os tipos de endividamento, incluindo cartão de crédito e contas em atraso.
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso atingiu 25,5% do total de famílias brasileiras, 0,1 ponto percentual abaixo do nível de agosto, e 1 ponto abaixo do apurado em setembro de 2020.
Segundo a CNC, a diminuição da inadimplência "tende a se consolidar ao longo do ano, mostrando o esforço das famílias em manter seus compromissos financeiros em dia, seja por meio da renegociação, seja por maior controle dos gastos ou evitando o consumo de supérfluos".
Em contrapartida, o ciclo de alta dos juros básicos pelo Banco Central (BC) pode trazer alguns prejuízos, já que "encarece as dívidas e demais despesas em aberto".

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
"O recente aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mesmo que temporário, acirra ainda mais esse custo", diz a nota divulgada pela CNC.
Conteúdos relacionados
- Dicas para você renegociar dívidas com o banco
- Muitos brasileiros estão endividados em 2021, segundo a CNC
- Negociar as dívidas é a parte mais importante para 35,2% dos ex-negativados
Gostou do artigo?
Esperamos ter ajudado você. Deixe o seu comentário aqui embaixo caso tenha ficado alguma dúvida. Até o próximo post!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário