Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

9 Indicadores empresariais que você deve ficar de olho

Por VoittoPublicado em

Os indicadores empresariais são métricas que definem através de uma análise robusta o desempenho empresarial e de performance dos colaboradores da empresa.

Para ter uma gestão eficaz é necessário entender quais indicadores são essenciais para o manejo da organização e estudar através de análises estratégicas como isso pode ser medido, observado e gerido.

Sem o entendimento dos indicadores empresariais o desempenho estratégico se torna desorganizado e sem direção, por isso, é um requisito importante para as empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira conosco os 9 indicadores empresariais que você deve ficar de olho e não perder o seu negócio de vista.

Os 9 Indicadores empresariais que você deve ficar de olho

1. Turnover

O índice de turnover é o responsável por medir a rotatividade de uma empresa em determinado período de tempo. A partir desse indicador a gestão da empresa pode se organizar para elaborar um planejamento estratégico e frear esses números caso estejam altos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O turnover é um importante indicador e se ele estiver alto isso pode ser um alerta vermelho para a organização. Se muitas pessoas estão entrando e saindo isso pode prejudicar o negócio ao que diz respeito a produtividade, reputação e satisfação dos colaboradores.

2. Absenteísmo

O índice de absenteísmo, por sua vez, está diretamente ligado às faltas, ausências e atrasos dos funcionários. Esse indicador é calculado pela quantidade de horas trabalhadas por um determinado colaborador.

Com esse dashboard e os resultados apresentados por ele é possível entender mais sobre a saúde do funcionário, por exemplo, se um funcionário está com faltas excessivas, atrasos pertinentes ou ausências devido a um problema de saúde (o que muito ocorre) a gestão poderá perceber isso e procurar entender mais sobre.

3. Clima organizacional

O clima organizacional é o responsável por mostrar o nível de satisfação dos colaboradores e geralmente é medido por questionários NPS.

As perguntas NPS, do inglês "Net Promoter Score", servem para dar uma estatística do quão recomendada a sua empresa é por seus funcionários. Geralmente são feitas mensalmente e são um forte indicador para a gestão da corporação.

Além disso, o indicador do clima organizacional pode te dar uma direção quanto ao índice de turnover da empresa. Se o clima organizacional estiver ruim, é esperado que o turnover aumente, e observado isso, medidas podem ser tomadas antes que o índice de fato aumente.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão diz respeito ao quanto as suas campanhas e marketing empresarial têm sido eficientes para o seu negócio. Sabemos que atualmente, o marketing é um requisito importantíssimo para as corporações, e com a taxa de conversão é possível medir se as suas estratégias tem alcançado ou não leads.

Essa taxa é medida pela quantidade de ações que são tomadas a partir de uma campanha ou estratégia definida.

5. Ticket médio 

O ticket médio é um indicador estratégico que pondera o quanto os clientes gastam, em valor médio, em sua marca. Dessa maneira as tomadas de decisão quanto ao valor dos produtos pode ser mais sucinta e tática a partir dessa visão ampla da conduta dos clientes perante aos produtos oferecidos.

Ele é calculado pela soma de vendas em um determinado período dividida pelo número de clientes.

6. ROI

O ROI, ou mais conhecido como retorno sobre o investimento, é a taxa que diz o quanto de retorno a empresa ganhou a partir de um investimento em questão. Às vezes o ROI pode ser baixo, ou alto, e isso pode dizer através das estatísticas se foi um bom investimento ou não.

O ROI pode ser calculado usando a fórmula :

ROI =  (Faturamento – Custo Total) 

          ______________________     X 100 =

                       Custo Total                     

7. Qualidade

Os índices de qualidade definem o quão produtivo estão sendo os seus colaboradores. É uma métrica importante que além de tudo também se desenvolve como um indicador de performance.

A partir desse indicador é possível estar alinhado com cada equipe o quanto cada um consegue realizar e ajustar as demandas sempre que for necessário.

Uma boa forma de fazer esse manejo é utilizando a daily scrum. As daily ‘s são reuniões diárias de até 15 minutos para repassar aquilo que foi feito no dia anterior e aquilo que você pretende fazer no dia em questão.

Com esse controle, e uma revisão da sprint toda semana, o controle das produções e desempenho de cada um pode ser observado com mais clareza e possibilidade de gestão.

8. Market share

O market share é um dos principais indicadores de desempenho nas empresas e consegue definir como a empresa está sendo vista por outros empreendimentos do mesmo segmento. Suas participações nas vendas e concorrência no mercado também são avaliados.

9. Faturamento

Por último, o faturamento. Esse indicador é o que faz a empresa funcionar e se manter funcionando. O faturamento é o que permite novos investimentos e contratações, sendo um importante indicador para ser analisado recorrentemente.

O faturamento é todo o lucro que uma empresa ganha.

Interessante, não é mesmo? Hoje você aprendeu um pouco sobre os principais indicadores empresariais. Monitorando eles e tendo uma boa gestão estratégica você conseguirá alavancar o crescimento da sua empresa e ter muito sucesso no mercado de trabalho.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com alguém próximo e também ficar de olho no nosso blog! Até mais!

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto, uma escola de negócios 100% online que se compromete em trazer o melhor conteúdo para você. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces