9 Indicadores empresariais que você deve ficar de olho
Os indicadores empresariais são métricas que definem através de uma análise robusta o desempenho empresarial e de performance dos colaboradores da empresa.
Para ter uma gestão eficaz é necessário entender quais indicadores são essenciais para o manejo da organização e estudar através de análises estratégicas como isso pode ser medido, observado e gerido.
Sem o entendimento dos indicadores empresariais o desempenho estratégico se torna desorganizado e sem direção, por isso, é um requisito importante para as empresas.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira conosco os 9 indicadores empresariais que você deve ficar de olho e não perder o seu negócio de vista.

Os 9 Indicadores empresariais que você deve ficar de olho
1. Turnover
O índice de turnover é o responsável por medir a rotatividade de uma empresa em determinado período de tempo. A partir desse indicador a gestão da empresa pode se organizar para elaborar um planejamento estratégico e frear esses números caso estejam altos.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
O turnover é um importante indicador e se ele estiver alto isso pode ser um alerta vermelho para a organização. Se muitas pessoas estão entrando e saindo isso pode prejudicar o negócio ao que diz respeito a produtividade, reputação e satisfação dos colaboradores.
2. Absenteísmo
O índice de absenteísmo, por sua vez, está diretamente ligado às faltas, ausências e atrasos dos funcionários. Esse indicador é calculado pela quantidade de horas trabalhadas por um determinado colaborador.
Com esse dashboard e os resultados apresentados por ele é possível entender mais sobre a saúde do funcionário, por exemplo, se um funcionário está com faltas excessivas, atrasos pertinentes ou ausências devido a um problema de saúde (o que muito ocorre) a gestão poderá perceber isso e procurar entender mais sobre.
3. Clima organizacional
O clima organizacional é o responsável por mostrar o nível de satisfação dos colaboradores e geralmente é medido por questionários NPS.
As perguntas NPS, do inglês "Net Promoter Score", servem para dar uma estatística do quão recomendada a sua empresa é por seus funcionários. Geralmente são feitas mensalmente e são um forte indicador para a gestão da corporação.
Além disso, o indicador do clima organizacional pode te dar uma direção quanto ao índice de turnover da empresa. Se o clima organizacional estiver ruim, é esperado que o turnover aumente, e observado isso, medidas podem ser tomadas antes que o índice de fato aumente.
4. Taxa de conversão
A taxa de conversão diz respeito ao quanto as suas campanhas e marketing empresarial têm sido eficientes para o seu negócio. Sabemos que atualmente, o marketing é um requisito importantíssimo para as corporações, e com a taxa de conversão é possível medir se as suas estratégias tem alcançado ou não leads.
Essa taxa é medida pela quantidade de ações que são tomadas a partir de uma campanha ou estratégia definida.
5. Ticket médio
O ticket médio é um indicador estratégico que pondera o quanto os clientes gastam, em valor médio, em sua marca. Dessa maneira as tomadas de decisão quanto ao valor dos produtos pode ser mais sucinta e tática a partir dessa visão ampla da conduta dos clientes perante aos produtos oferecidos.
Ele é calculado pela soma de vendas em um determinado período dividida pelo número de clientes.
6. ROI
O ROI, ou mais conhecido como retorno sobre o investimento, é a taxa que diz o quanto de retorno a empresa ganhou a partir de um investimento em questão. Às vezes o ROI pode ser baixo, ou alto, e isso pode dizer através das estatísticas se foi um bom investimento ou não.
O ROI pode ser calculado usando a fórmula :
ROI = (Faturamento – Custo Total)
______________________ X 100 =
Custo Total
7. Qualidade
Os índices de qualidade definem o quão produtivo estão sendo os seus colaboradores. É uma métrica importante que além de tudo também se desenvolve como um indicador de performance.
A partir desse indicador é possível estar alinhado com cada equipe o quanto cada um consegue realizar e ajustar as demandas sempre que for necessário.
Uma boa forma de fazer esse manejo é utilizando a daily scrum. As daily ‘s são reuniões diárias de até 15 minutos para repassar aquilo que foi feito no dia anterior e aquilo que você pretende fazer no dia em questão.
Com esse controle, e uma revisão da sprint toda semana, o controle das produções e desempenho de cada um pode ser observado com mais clareza e possibilidade de gestão.
8. Market share
O market share é um dos principais indicadores de desempenho nas empresas e consegue definir como a empresa está sendo vista por outros empreendimentos do mesmo segmento. Suas participações nas vendas e concorrência no mercado também são avaliados.
9. Faturamento
Por último, o faturamento. Esse indicador é o que faz a empresa funcionar e se manter funcionando. O faturamento é o que permite novos investimentos e contratações, sendo um importante indicador para ser analisado recorrentemente.
O faturamento é todo o lucro que uma empresa ganha.
Interessante, não é mesmo? Hoje você aprendeu um pouco sobre os principais indicadores empresariais. Monitorando eles e tendo uma boa gestão estratégica você conseguirá alavancar o crescimento da sua empresa e ter muito sucesso no mercado de trabalho.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com alguém próximo e também ficar de olho no nosso blog! Até mais!
Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto, uma escola de negócios 100% online que se compromete em trazer o melhor conteúdo para você.
Deixe seu comentário