Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

A importância de uma rotina financeira para a gestão empresarial

Por CeleroPublicado em

Rotina: essa é uma palavra que todo mundo usa — mas que nem todo mundo sabe o que realmente significa. E são ainda mais raros os empresários que entendem o que é uma rotina financeira!

Para alguns, a rotina financeira é uma prisão. Faz lembrar de horários rígidos, ordens inflexíveis, entre outras imagens ruins de algo que é duro, exigente e muito rigoroso.

Resumindo: a rotina financeira de uma empresa, na cabeça de muitos empresários, é um pesadelo. Mas será que é assim mesmo? A verdade é que a rotina não poderia ser mais diferente disso!

Na prática

Rotina nada mais é do que um mapeamento das suas ações. Assim como nós trilhamos caminhos e anotamos o que foi percorrido para nos lembrarmos depois, fazemos com as nossas atitudes e as suas consequências.

Ninguém em sã consciência repete uma ação que lhe causou mal anteriormente, não é verdade? É exatamente isso que se deve buscar quando se estabelece uma rotina financeira dentro de uma empresa: minimizar os erros, otimizar os processos e aumentar os resultados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Rotina existe desde o momento em que você acorda, escova os dentes, prepara o café, sai para o trabalho — e repete essas mesmas ações todos os dias. Imagine o quão caótico seria acordar e não ter ideia da primeira atitude a tomar!

A importância disso no dia a dia

E é aqui que entendemos os dois primeiros pontos que a rotina financeira agrega ao desempenho da sua empresa: o controle e o planejamento financeiro.

Ser sempre constante na realização das tarefas do financeiro faz com que você tenha controle das entradas e saídas do seu caixa, das contas a pagar e a receber e, consequentemente, da gestão de inadimplência do seu negócio. Tudo isso permite que os seus planos de ação sejam mais assertivos.

Conclusão

A partir do controle financeiro se obtém estabilidade, uma característica crucial em um país no qual a imensa maioria das pequenas e médias empresas fecha em menos de um ano.

E a estabilidade, por sua vez, garante ao empreendedor uma previsibilidade invejável, que lhe dá o direito de saber com relativa segurança como sua empresa estará daqui a um mês, um semestre ou até um ano.

E tudo isso junto traz para a empresa um outro benefício: a tomada de decisão perfeita.

Não quer dizer que tendo uma rotina você vá tomar decisões absolutamente perfeitas — mas a melhor decisão raramente é tomada sem esse mapa que chamamos de rotina.

Adotar uma rotina financeira clara e coerente é deixar de depender da sorte para decidir sobre a sua empresa. A rotina não é uma prisão — ela é apenas o seu guia.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

A importância de uma rotina financeira para a gestão empresarial

Como manter seus lucros em alta com uma plataforma de pagamentos

Os 3 principais relatórios financeiros para o seu negócio

Benefícios do pagamento recorrente no crédito para empresas e consumidores

Conheça os benefícios que todos MEIs têm direito em 2022

Soluções antifraude: como proteger sua empresa contra fraudes

Dicas para evitar fraudes no cadastro: como se proteger

Modelo de negócio B2B: entenda como funciona