Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aceitar cartão de crédito e débito vale a pena para o meu negócio?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Neste momento, o uso do cartão de crédito e débito é uma das principais formas de pagamentos. No entanto, as maquininhas cobram taxas administrativas e os empreendedores devem estar preparados com os custos.

Para te ajudar a chegar a uma conclusão, neste artigo, mostraremos as principais vantagens e desvantagens de aceitar um cartão de crédito e débito no seu negócio. Continue a leitura.

Qual a importância de aceitar cartão de crédito e débito?

A pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), mostrou que os pagamentos com cartão tiveram um crescimento de 52% no segundo trimestre 2021. A partir desse estudo, foi possível notar que esse é o meio de pagamento que está liderando nas lojas físicas e digitais brasileiras.

Por questão de segurança, muitas pessoas deixaram de sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. Além disso, a praticidade de usar os meios de pagamentos digitais, como os plásticos e as transferências via Pix agradaram o público .

Portanto, se o seu negócio ainda não aderiu a estas formas de pagamentos, talvez você esteja perdendo dinheiro. Afinal, o consumidor pode preferir realizar compras nos concorrentes adeptos a pagamentos com cartão de crédito e débito.

As vantagens e desvantagens de aceitar o cartão de crédito e débito

Apesar de ser umas das formas de pagamentos mais utilizadas, não deve ser ignorado o fato de que as maquininhas de cartão cobram taxas. Veja outras vantagens e desvantagens de aceitar o cartão de crédito e débito:

Vantagens

  • Não é preciso vender fiado: com o uso do cartão, não existem mais riscos de você não receber o pagamento pela venda, já que o cliente deverá pagar a instituição financeira;
  • Mais segurança: as chances de você ser enganado com uma cédula de dinheiro falsa e ser um alvo para os criminosos com menos dinheiro no caixa, é bem menor com pagamentos digitais;
  • Pagamento rápido: com pagamentos pelo cartão, não é preciso se preocupar com o tempo que seria utilizado para pegar o troco, ou seja, mais praticidade;
  • Aumentam as chances de vender produtos mais caros: com a possibilidade de parcelar as compras, os seus clientes vão considerar fazer compras em maior quantidade ou valor;
  • Mais controle e organização: com a tecnologia fica ainda mais fácil visualizar os pagamentos. No caso do dinheiro físico, demanda mais tempo e organização para fechar o caixa.

Desvantagens

  • Prazos de recebimento: ao realizar uma venda por cartão, o dinheiro do pagamento não cai instantaneamente. Os depósitos podem demorar de 1 a 30 dias;
  • Despesas mensais: além das taxas administrativas, algumas maquininhas também podem cobrar algum valor correspondente ao aluguel dela;
  • Redução da margem de lucro: com a cobrança das taxas administrativas entre 2% a 5%, é comum que o seu lucro seja menor.

Opções de maquininhas de cartão sem mensalidade

  • Maquininha Cielo Flash 

  • Maquininha SuperGET com bobina

  • Maquininha PagSeguro Moderninha Smart

  • Maquininha de cartão iZettle

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado. Se você quiser conhecer outras maquininhas de cartão que não cobram mensalidade, acesse o nosso artigo. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe
    Sabrina Vansella

    Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

    Ver todos os posts

    Deixe seu comentário

    Leia também

    5 dicas para usar o seu cartão de crédito no dia a dia

    Por que o cartão de crédito pode ser vantajoso para você?

    Como tirar 2ª via da fatura do cartão consignado Banco PAN?

    O consumo por cartão de crédito já é uma realidade na rotina, de quase, 50% das famílias brasileiras

    Cartão Buscapé: com cashback e sem cobrança de anuidade

    Qual é a vantagem de usar cartão virtual na hora das compras?

    Cartão BTG+ Black: conheça e veja como solicitar

    3 cartões de crédito que têm o limite atrelado a investimentos