Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Ações Gerdau: Saiba o tempo certo de investir

Por Guilherme GadelhaPublicado em

As ações Gerdau tem ganhado bastante relevância no mercado de investimento. A sua popularidade na bolsa de valores talvez tenha sido o principal motivo de tanto avanço. No entanto, para investir é necessário saber o tempo certo de comprar ações.

Ações Gerdau

Atenção ao setor de construção civil

Conhecida como o maior fornecedor de aço do Brasil, usada para construção civil. A ação nacional responde por 32% do lucro da empresa e 45% da margem Lajida (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Desta fração, 75% dos aços se tratam de aços usados para a construção civil.

Por conta disso, o desempenho do setor civil influencia de forma direta os negócios da empresa. Ou seja, quanto mais obras existirem, melhor será o mercado para a Gerdau.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Gerdau, mercado internacional e China

Você pode não saber, mas a China é a maior exportadora e produtora de aço atualmente. Por esse motivo, é importante ficar de olho neles, visto que mudanças na economia chinesa podem influenciar na oferta e preço do aço.

Já o mercado europeu, que atualmente é considerado como o segundo maior do mundo, observa o mercado chinês de perto. O aço asiático é fundamental para nutrir suas plantas de laminação.

Ainda sobre a Ásia, os preços aplicados na Coreia, Japão e Singapura estão ligados de algum jeito ao chinês. Quando se trata de mercado de aços longos, os fabricantes chineses e turcos concorrem diretamente com a Gerdau. Isso faz com que o preço no Brasil também seja afetado pela cotação chinesa.

Devido ao baixo poder para determinar os preços no mercado, as siderúrgicas sofrem com as oscilações internacionais, já que elas afetam diretamente a margem de lucro das empresas. Vale lembrar que com a Gerdau isso não é diferente.

Fique de olho no câmbio

O câmbio pode afetar as ações da Gerdau de duas formas. A primeira é referente ao impacto direto no preço definido internacionalmente. Outro ponta está na conversão dos resultados atingido no exterior, já que representam 65% do lucro da empresa.

O preço do dólar também tem influência nos resultados da Gerdau. Quando o dólar sobe, a consequência é que os preços e resultados conquistados no exterior sobem. O efeito contrário também afetam no lucro da empresa, isto é, se o dólar cai, o preço do real cai junto.

O preço de alguns insumos como a sucata também são cotados em dólar. isso quer dizer que as altas de custos de matéria prima irão absorver os eventuais ganhos no preço. Fora isso, é importante lembrar que oscilação pode demorar.

Observe o mercado de ações

Quando não tem novidades em seus mercados de atuação, há influência desses movimentos nas ações da Gerdau. O Ibovespa consegue perceber momentos de desânimo e euforia no mercado que impactam os ativos mais importantes , incluindo a Gerdau.

Quando o mercado fica em alta, a Gerdau também fica. Isso também serve quando o processo é inverso, o que significa que toda perspectiva do Ibovespa afeta o desempenho do banco.

Antes de investir, é fundamental ter em mente que obter lucro a curto prazo com as ações da Gerdau é algo raro de acontecer. No entanto, os ganhos a longo prazo podem ser bastante relevantes.

Atualmente existem alguns aplicativos bastante interessantes para investir o seu dinheiro. Você pode saber mais sobre eles clicando aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida