Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que são ações ordinárias?

Por Nara LimaPublicado em

Quando alguém compra uma ação de alguma empresa, está comprando um pequeno pedaço dela, tornando-se sócio. Isso porque, ações são ativos que representam frações do capital social de uma empresa. Logo, estar por dentro do desempenho do estabelecimento é essencial, entretanto, alguns termos podem acabar confundindo quem não entende muito do assunto, como as ações ordinárias, o que são elas?

Neste artigo, você entende mais sobre ações e conhece algumas diferenças entre as principais do meio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que são ações ordinárias?

Conhecidas também como ações ON, as ações ordinárias são aquelas nas quais os acionistas têm o direito de voto nas decisões das empresas em questão. Elas são representadas pelo número 3 ao final do ticker, que é um código formado por 4 letras maiúsculas mais um número e denomina a ação. Por exemplo: NTCO3 (Natura), ABEV3 (Ambev) e BBAS3 (Banco do Brasil).

Com as ações ordinárias, os acionistas podem influenciar nas decisões futuras da companhia de forma proporcional à quantidade de ações que possui. Além disso, eles têm direito ao tag along – proteção prevista na Lei de Sociedades Anônimas (Lei 6404/76).

Resumindo o termo técnico, no tag along, caso a empresa seja vendida e a nova direção decida mudar os rumos da companhia, o sócio acionista que discordar pode vender suas ações com mais vantagens e garantias.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que são as ações preferenciais?

Quando uma empresa opta por distribuir seus lucros, os acionistas preferenciais são os primeiros a receber, podendo, até mesmo, ganhar um percentual maior dos dividendos do que os acionistas ordinários.

Pelos os acionistas preferenciais não terem direito a voto em uma empresa e nem a proteção legal do tag along, a prioridade no recebimentos é vista como uma compensação. No entanto, é importante frisar que no caso de falência da empresa, esses acionistas terão direito à preferência na hora do reembolso do capital, deixando os acionistas ordinários por último.

Ações ordinárias ou preferenciais?

Depende do tipo de investidor. Geralmente, quando ele prioriza a possibilidade de vender a ação mais rapidamente e transformá-la em dinheiro (liquidez do ativo), as ações preferencias são as escolhas mais comuns, já que possuem um movimento maior na Bolsa de Valores.

As ações preferenciais também costuma ser escolhidas quando o investidor dá preferencia para o recebimento dos lucros e para compensações.

Agora, se a intenção é permanecer um longo período com o título e influenciar nas decisões da companhia, as ações ordinárias são as opções mais buscadas.

De modo geral, não existe um tipo de ação melhor ou pior, elas apenas atendem necessidades distintas.

O que são as units?

A bolsa de valores possui ainda uma terceira via, as units. Basicamente, elas atuam como um certificado de depósito, podendo ser compostas por ações ordinárias ou preferenciais. Logo, são consideradas uma alternativa a mais para diversificar a carteira dos investidores.

Dica Foregon

Que tal aprender um pouco mais sobre o campo do investimento? No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos para quem deseja trilhar um novo caminho e também para aqueles que já possuem mais experiência.

Além disso, você também pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e receber ofertas dos produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

3 investimentos de renda fixa para ganhar dinheiro com a alta da Selic

O que são criptomoedas?

Quanto rende 1 milhão na poupança? É uma boa opção?

Previdência privada: como funciona e como investir?

Qual é o futuro das criptomoedas e do metaverso? Saiba mais

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Juros da Poupança: saiba qual o rendimento hoje!

Como investir em Fundos Imobiliários?