Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

ADRs: tudo o que você precisa saber

Por Thais SouzaPublicado em

O termo ADRs está presente em muitos jornais e noticiários econômicos, mas você sabe o que significa? Neste artigo vamos te mostrar o que é American Depositary Receipt, seus tipos e seu funcionamento. Vamos lá? 

O que é ADR? 

ADR significa American Depositary Receipt, que em português quer dizer: Recibos Depositários Americanos. Eles são recibos de ações estrangeiras emitidos nos Estados Unidos para negociação em bolsa. 

Uma empresa que quer começar a negociar seus ativos nas bolsas de valores americanas não pode simplesmente disponibilizar essas ações, como é feito na B3, elas precisam emitir essas ações em forma de títulos, e esses títulos são chamados ADRs.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Eles são emitidos por bancos dos Estados Unidos e negociados em bolsa através de corretoras de valores. Portanto, não se trata das ações propriamente ditas, mas de um certificado lastreado a uma empresa estrangeira e que, portanto, representa as suas ações. 

O "A" da sigla ADR significa que são recibos emitidos pelos Estados Unidos. Ou seja, o ADR é um tipo de DR. Podem existir DRs de diversos países, os BDRs, por exemplo, são os recibos do mercado brasileiro.

Muitas empresas brasileiras investem em ADR para garantir que elas também estarão aptas a receber investimentos nos Estados Unidos.

Tipos de ADR

No mercado os ADRs são classificados em três tipos: o de nível um, dois e três. Conheça e confira as peculiaridades de cada um deles: 

ADR nível um

O modelo mais básico de ADR, em que as empresas internacionais não precisam fornecer muitos dados sobre suas finanças, já que possui menos exigências da Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. O ADR de nível um é negociado em mercado de balcão e a empresa não precisa lançar novas ações no mercado.

ADR nível dois 

Um pouco mais exigente, esse tipo de ADR obriga a empresa a divulgar suas informações financeiras ao banco depositário. Contudo, geralmente ele tem maior número de negociações do que o de nível um. Sua negociação é realizada em bolsa de valores e a empresa não é obrigada a lançar novas ações no mercado.

ADR nível três

Já os ADRs de nível três são um dos melhores, já que são vinculados a ações novas. Neste caso, empresa deve lançar novas ações no mercado por meio de uma oferta pública na bolsa de valores. Por isso eles podem levantar maior capital, além de conquistar mais visibilidade nos mercados de bolsa dos Estados Unidos.

Quais empresas brasileiras investem através de ADRs?

Abaixo listamos as principais companhias brasileiras que investem no exterior através de recibos ADRs, os códigos de suas ações e também a bolsa em que a ADR é negociada:

  • Cervejaria Ambev, código ABEV, negociada na NYSE;
  • Banco Bradesco, código BBD, negociada na NYSE;
  • Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), código CIG, negociada na NYSE;
  • Siderúrgica Gerdau, código GGB, negociada na NYSE;
  • Gol Linhas Aéreas, código GOL, negociada na NYSE;
  • Itaú Unibanco, código ITUB, negociada na NYSE;
  • Petrobras, código PBR, negociada na NYSE;
  • SABESP, código SBS, negociada na NYSE;
  • Vale Mineradora, código VALE, negociada na NYSE.

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida sobre as ADRs? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa