Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Ainda vale a pena andar com dinheiro na carteira?

Por Sabrina VansellaPublicado em

As principais formas de pagamento utilizadas atualmente têm sido o Pix, o cartão de débito e o cartão de crédito, por conta disso, um questionamento pode surgir: será que andar com cédulas de dinheiro na carteira ainda vale a pena?

Neste artigo, vamos entender que não precisamos mais das notas físicas de dinheiro, mas, em alguns momentos, vale a pena ter alguma quantia emergencial.

O dinheiro em outras formas

Atualmente, o dinheiro deixou de ser uma moeda física e passou a ser um conceito abstrato. Houve um momento em que ele existia somente em notas e cédulas, e as compras só podiam ser pagas com elas em formato físico.

Entretanto, no nosso dia a dia, a maioria das transações realizadas não precisam acontecer da forma citada anteriormente. Em vez disso, é possível usar o dinheiro somente no espaço virtual, como ao usar o cartão de vale-transporte, no qual o valor é descontado pelo leitor de cartões sem que ninguém precise de cédulas.

Mas fique atento, caso a tecnologia falhe, você terá que recorrer à solução tradicional de ter a quantia em mãos, principalmente em momentos em que a máquina de cartão da loja está sem sinal.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ou seja, a vantagem de usar as cédulas existe para oferecer uma saída em momentos de emergência. Por isso, o mais indicado é que você não ande com todo o seu dinheiro nesse formato.

Vantagens de andar com dinheiro

Em transações mais simples ou em estabelecimentos menores que não trabalham com maquininhas de cartão, o dinheiro é um grande aliado. Também existem situações como utilizar o transporte público, em que as notas podem te ajudar se algum imprevisto acontecer.

Como foi explicado anteriormente, ter uma quantia na carteira é essencial para alguns momentos e principalmente para as situações que não existem outra forma de pagamento.

Outra vantagem que o dinheiro físico proporciona está no valor ser "palpável" o que, muitas vezes, te influencia a não gastá-lo, principalmente ao ter notas mais altas. O que não acontece com o cartão de débito ou crédito, pois nem sempre a conta corrente é acessada com a frequência que deveria, o que pode te levar a gastar ainda mais.

Desvantagens de andar com dinheiro

Ao andar com toda a sua renda em formato físico, você pode estar exposto a riscos. Primeiramente, o furto ou roubo, afinal, quando as cédulas são roubadas, a chance de recuperá-las é mínima ou quase nula. Em contrapartida, caso os seus cartões de débito ou crédito forem levados, é possível bloqueá-los antes mesmo que eles sejam usados. O mesmo pensamento vale se você perder sua carteira.

Também existe a desvantagem que o dinheiro físico pode ser danificado acidentalmente. Se uma nota de cem reais for molhada ou rasgada, você perderá o valor. O que não acontece no mundo virtual.

Outro ponto que merece ser analisado, é o risco de fraude. Ao receber uma cédula em qualquer transação, você pode estar recebendo uma nota falsa que não tem nenhum valor.

Gostou do nosso conteúdo?

Se gostou, não esqueça de clicar no "curtir". E você, usa mais notas de dinheiro no seu dia a dia ou já está adepto aos meios de pagamentos digital? Comente aqui embaixo! Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Segurança: saiba como proteger os aplicativos de bancos no celular

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos