Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Alerta de golpe: Mercado Livre não distribuirá prêmios para clientes

Por Camila SilveiraPublicado em

Está circulando nas redes sociais um falso comunicado indicando que o Mercado Livre está distribuindo presentes para comemorar os 20 anos de empresa. A mensagem diz que, para ganhar os prêmios, o interessado deve responder um questionário através de um site, mas cuidado: isso definitivamente trata-se de um golpe!

Falso comunicado do Mercado Livre

"Parabéns! Comemoração do 20º aniversário do Mercado Libre! Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um presente do Mercado Libre. Restam 78 presentes", dizia o anúncio.

A agência Lupa analisou a informação do comunicado e constatou que se tratava de golpe. Por meio de sua assessoria, o Mercado Livre informou que o sorteio é uma "publicidade enganosa" e que equipe da empresa está averiguando o caso.

A assessoria também enfatizou que o Mercado Livre utiliza somente os canais verificados para entrar em contato com os compradores e vendedores.

Além de errar na grafia da empresa, o golpe ainda engana ao dizer que a companhia estaria completando 20 anos em 2021. Na realidade, a empresa foi criada em 1999, na Argentina, portanto, completou seus 20º aniversário em 2019.

Quando o internauta acessa a página falsa, ele precisa fornecer informações pessoais aos golpistas, facilitando o roubo de dados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esses golpes são bastante comuns na internet e muitos criminosos já usaram os nomes das mais variadas empresas para chamar atenção das pessoas. Marcas, como Lojas Americanas, Coca-Cola e Petrobrás já foram utilizadas em golpes.

Como se proteger?

Quando receber ofertas de marcas conhecidas através do WhatsApp ou e-mail, não clique ou compartilhe o link, principalmente nesses períodos de Black Friday. Antes disso, confira através dos canais oficiais de comunicação de cada empresa, como site oficial ou nos perfis verificados, se a mensagem recebida é verdadeira.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe
    Camila Silveira

    Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

    Ver todos os posts

    Deixe seu comentário

    Leia também

    Entenda o novo RG digital

    Auxílio Brasil de R$ 600: confira o calendário de pagamentos em agosto

    Auxílio Brasil de R$ 600: confira as mudanças no calendário de pagamentos

    Horário bancário: confira o funcionamento dos bancos

    Calendário PIS/PASEP 2022: quando sacar meu Abono Salarial?

    BC pode dar fim aos cartões de crédito sem anuidade

    Credicard muda para iti: confira as principais atualizações

    PicPay: saiba como conseguir até 10% de cashback comprando crédito iFood