Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aneel suspende corte de luz de famílias de baixa renda até setembro; entenda

Por Nara LimaPublicado em

Em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu prorrogar a decisão de suspender o corte de luz de famílias de baixa renda por falta de pagamento. 

Pandemia em 2021

A medida, que era válida até 30 de junho, foi adiada até 30 de setembro, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias que estão cadastradas na tarifa social de energia elétrica.

A medida foi adotada, pois o país vive um dos piores momentos da pandemia e já contabiliza mais 500 mil mortos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

De acordo com a nota emitida pelo diretor da Aneel, Hélvio Guerra, "É importante reconhecer que a pandemia afeta de forma mais intensa a parcela mais vulnerável da população, para a qual a fatura de energia representa proporção mais significativa do orçamento familiar, e com isso a resolução traz medidas protetivas que permitem suportar esse período da pandemia com a manutenção de um serviço que é essencial".

Pandemia em 2020

No início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, a agência adotou uma medida semelhante, no entanto, a proibição do corte por falta de pagamento abrangia todos os consumidores residenciais e serviços essenciais.

Em julho do mesmo ano, a medida também foi prorrogada, mas englobava apenas os consumidores de baixa renda.

"O nosso objetivo é atenuar o sofrimento da população mais vulnerável, contexto em que se insere a dita prorrogação da proibição de corte no fornecimento por inadimplência para a classe Baixa Renda. Essas medidas têm sido adotadas com seriedade e responsabilidade por esta Agência e, em conjunto com outras adotadas no ano passado, têm permitido resguardar os consumidores de energia elétrica mais carentes sem que haja um comprometimento das concessionárias prestadoras do serviço de distribuição"", disse o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.

Descomplicamos?

No blog da Foregon, você encontra todas as notícias e novidades do mundo das finanças. Acompanhe nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e fique por dentro de tudo.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

PicPay compra 100% do Guiabolso com foco no open banking

Procon-SP: bancos deverão provar segurança dos aplicativos

Netflix altera preço da assinatura: confira os novos valores

Junção de Open Banking com Pix: tudo o que você precisa saber

Oportunidade: WTK Agro oferece 400 vagas de emprego

banQi pode liberar empréstimo pessoal para negativados e desbancarizados; entenda

Por que o Brasil sofre um aumento no preço do combustível?

Banco Bradesco eleva taxa de juros do financiamento imobiliário: saiba mais