Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Antecipação de recebíveis de cartão: tudo o que você precisa saber

Por Sabrina VansellaPublicado em

As contas na empresa estão apertadas? Nesse caso, fazer a antecipação de cartão pode ser uma boa escolha. Com essa operação de crédito, as vendas a prazo se tornam recursos líquidos e imediatos, mas é preciso se organizar diante da taxa de juros. Continue a leitura e saiba mais.

O que é a antecipação de cartão?

A antecipação de cartão acontece quando uma empresa escolhe receber, no presente, uma quantia em dinheiro que estava prevista para ser recebida no futuro.

Por exemplo: se uma loja fez muitas vendas a prazo e o empreendedor precisa "adiantar" esses pagamentos, ele pode considerar a antecipação de recebíveis.

Geralmente, as empresas enxergam isso como uma boa alternativa para aumentar o capital de giro, quitar alguns débitos com fornecedores ou clientes, entre outros casos.

Como funciona a antecipação de cartão?

Caso você tenha interesse em realizar a antecipação de cartão, ela é fornecida por bancos, fintechs, instituições financeiras e empresas de meios de pagamentos.

Geralmente, a forma mais viável de antecipar seus recebíveis é entrando contato diretamente com instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço. Conheça algumas agências bancárias que realizam a antecipação de cartão:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • HSBC.

Quais são as taxas cobradas pela antecipação de cartão?

Cada instituição de pagamento tem uma taxa de juros para oferecer o adiantamento de vendas a prazo. Ela pode variar conforme a quantia, o cliente, entre outros quesitos. Já a taxa de antecipação é calculada a partir de uma taxa de desconto referente a 30 dias, e a cobrança de acordo com a proporção dos dias antecipados de cada parcela. 

Vale a pena antecipar seus recebíveis?

Essa resposta pode ser diferente para cada situação, mas a antecipação de recebíveis é mais vantajosa que um empréstimo comum por conter taxas mais baixas. Ou seja, este pode ser um bom caminho se você está precisando manter suas obrigações em dia e não há outras opções.

Antecipação ou empréstimo, qual a diferença?

Você pode estar se perguntando qual a diferença entre a antecipação de cartão e o empréstimo, já que as duas modalidades adiantam uma quantia em dinheiro que deverá ser paga. 

A principal diferença entre as ambos é que ao solicitar um empréstimo você está pegando um dinheiro que não é seu e, por isso, são feitas as análises de risco pela instituição financeira antes de fornecer a quantia.

Já a antecipação de recebíveis é um adiantamento de uma quantia que seria sua em um futuro próximo, por isso, os riscos são menores e as taxas de juros mais baixas.

Quando devo fazer a antecipação de cartão?

A antecipação de cartão é uma boa alternativa nos momentos em que as contas estão mais apertadas. No entanto, é preciso ter em mente que ao adiantar um pagamento, que seria recebido somente daqui a seis meses, você estará abrindo mão dessa quantia no período em que ela iria fazer parte do caixa da sua empresa.

Ou seja, é preciso que esse adiantamento seja usado com sabedoria e não comprometa o futuro do seu negócio. Por isso, é muito importante ter um bom planejamento financeiro antes de tomar qualquer decisão.

Perguntas frequentes (FAQ)

Quem pode solicitar a antecipação de recebíveis?

Empresas de qualquer tamanho que possuam maquininhas de cartão no estabelecimento, podem fazer a antecipação de recebíveis.

Onde posso antecipar os recebíveis?

O empresário pode tanto solicitar o adiantamento de recebíveis pela empresa da máquina de cartão quanto buscar outros bancos e fintechs que ofereçam essa modalidade de crédito.

Qual a taxa de antecipação de recebíveis?

O relatório mais recente do Panorama de Crédito da Febraban aponta uma taxa média de juros de 8,03% ao ano e de 0,67% ao mês para fazer a antecipação de recebíveis de cartão.

Por que antecipar recebíveis?

A antecipação de recebíveis geralmente é utilizada para tornar o balanço mais líquido e aumentar capital de giro de uma empresa ou quitar dívidas com fornecedores e clientes.

Descomplicamos?

Se você acredita que essa é uma boa opção para o seu negócio, que tal entender como antecipar o crédito das vendas em maquininhas? Se gostou, não esqueça de curtir. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 6 vantagens em ser um microempreendedor individual

Dicas de como cobrar o seu cliente sem desgastar a relação

Qual a importância do Social Media dentro do seu negócio

Twitter lança cursos para auxiliar empresas a mensurar campanhas na plataforma

TikTok como ferramenta de negócios: guia completo

Empreendedorismo: por que separar o dinheiro pessoal do da empresa?

Como vender no iFood, Uber Eats e Rappi?

Black Friday 2021: 7 dicas de como preparar seu e-commerce