Foregon.comConteúdos

Antecipação de recebíveis: o que é e como funciona?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Para que as empresas consigam deixar as contas em dia, gerar fluxo de caixa e investir em determinados projetos, existe uma opção de crédito disponível no mercado chamada antecipação de recebíveis. Ao contratá-lo, o empreendedor recebe o valor das suas vendas a prazo de maneira adiantada, e pode usar o dinheiro para atender as necessidades do seu próprio negócio.

Entenda o que é a antecipação de recebíveis

Embora tenha um nome complicado, a antecipação de recebíveis nada mais é que um recurso que permite às empresas receberem suas vendas que só chegariam até elas futuramente, de forma parcelada. Dessa forma, com o dinheiro em caixa, as empresas podem pagar despesas mais urgentes, evitando a contração de dívidas, que poderiam arruinar o negócio.

Vamos imaginar um exemplo: quando o consumidor compra um produto e parcela o pagamento em três vezes, o proprietário do negócio pode levar até 90 dias para receber o valor total da venda. Ao contratar a antecipação de recebíveis, ele pode receber todo o dinheiro e em poucos dias. Muito legal, não é mesmo?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No entanto, é válido lembrar que para obter essa facilidade, as instituições financeiras que oferecem a antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor adiantado. Portanto, se você está pensando em solicitá-la, entre em contato com o banco em questão e esclareça todas as suas dúvidas para não se surpreender negativamente.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis muda de uma instituição financeira para outra, no entanto, geralmente acontece da seguinte forma: o proprietário da empresa interessado em receber suas vendas entra em contato com o banco (digital ou não), que oferece esse recurso de crédito, e conhece as condições envolvidas na operação.

Feito isso, a instituição financeira informa ao solicitante todas as taxas de juros que serão inclusas sobre o valor antecipado e o prazo que o dinheiro ficará disponível na conta do empresário.

Neste momento, o empresário cadastra as informações das máquinas de cartão no Internet Banking, caso a antecipação seja realizada por intermédio de um banco, ou na plataforma da instituição financeira responsável pelo adiantamento do valor, no caso das fintechs. Em seguida, ele fornece os dados da conta em que deseja receber o dinheiro.

Agora é o momento do empresário escolher quais notas deseja adiantar e realizar o pedido da antecipação de recebíveis. Além de parcelas de cartão de crédito, a instituição financeira pode adiantar o pagamento de cheques pré-datados e duplicatas.

Mas não se esqueça: se o cliente que realizou a compra parcelada em seu estabelecimento não honrar com as prestações, o banco responsável por antecipar os valores ficará sem o dinheiro e poderá aplicar restrições de crédito à empresa ou exigir o pagamento dos valores em aberto.

Portanto, avalie o histórico dos seus consumidores, por meio de uma análise de crédito e, somente depois, solicite este recurso.

Vantagens da antecipação de recebíveis

  • Taxas de juros definidas de acordo com o perfil financeiro do solicitante;
  • Taxa de juros costuma ser mais baixa do que a do rotativo e cheque especial;
  • Processo de contratação fácil e sem burocracias.

Desvantagens da antecipação de recebíveis

  • Se o cliente não honrar as parcelas, o empresário deverá pagar ao banco, com o acréscimo de multas e juros;
  • Como é de fácil contratação, a antecipação de recebíveis acaba se tornando uma fonte de capital de giro e pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este artigo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras