Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Antecipação do 13º do INSS pode acontecer nos próximos dias

Por Thais SouzaPublicado em

Está em votação a antecipação do 13ª salário destinada a aposentados e pensionistas do INSS com o intuito de minimizar o impacto da crise econômica causada pela Covid-19. Na semana passada, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o governo iria liberar o valor assim que o Orçamento 2021 fosse aprovado. Entenda. 

Antecipação do 13º salário

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão receber o 13º salário de forma antecipada, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 05 de março. 

Essa decisão dependia 100% da aprovação do Orçamento 2021, que aconteceu no dia 25 de março. Neste mesmo dia, o ministro fez uma declaração durante a audiência da comissão da Covid-19 no Senado.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

"Se os senhores (parlamentares) aprovarem o Orçamento hoje (quinta, 25), podemos disparar imediatamente a antecipação dos benefícios de aposentados e pensionistas. Mais R$ 50 bilhões vêm de dezembro de 2021 para agora. Nós vamos proteger os mais vulneráveis, os idosos."

Além da antecipação do décimo terceiro salário, Guedes afirmou que tomaria outras medidas para estimular a economia. "O que for possível fazer, sem impacto fiscal nas contas do governo, disparamos imediatamente. (…) Temos o protocolo da crise. Vamos disparar as medidas em sequência".

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, se o Orçamento 2021 fosse aprovado no dia 25, na próxima semana o governo poderia iniciar a antecipação da parcela do 13º para aposentados e pensionistas do INSS, o que ainda não aconteceu.

Apesar da aprovação do Orçamento 2021, que segundo Guedes era o único requisito para a liberação da antecipação, o governo ainda não anunciou suas próximas ações, nem definiu datas para isso. 

Procurado pelo portal de notícias UOL para esclarecimentos em relação à liberação, o ministro da economia disse que não ia comentar. 

Mas, se considerarmos que o INSS começou a depositar os benefícios de março no dia 25, se a medida seguir o calendário regular de pagamentos do órgão, a antecipação do 13º salário só poderia ocorrer a partir de 26 de abril.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não sancionou o texto do Orçamento 2021, o que ainda não há previsão de quando vai acontecer.

Leia também 

No blog da Foregon você fica por dentro das notícias e novidades que acontecem diariamente no mercado financeiro. Aproveite e leia também:

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Governo pode bloquear R$ 17,5 bilhões do orçamento 2021 para cumprir teto

Receita prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda para 31 de maio

C6 Bank lança conta global para investimentos no exterior: conheça

Uber Eats reduz taxas em até 70% para ajudar restaurantes

Saiba como contestar o Auxílio Emergencial negado

iFood oferece 120 bolsas integrais para curso online Programação do Zero

Vira-Lata Finance perde mais de 80% do seu valor: entenda

Nubank lança função para parcelar compras pagas à vista

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Notícias sobre economia e finanças