Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Anuidade grátis no cartão de crédito: o que isso significa?

Por Nara LimaPublicado em

De acordo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito como forma de pagamento de produtos e serviços, ou seja, o crédito pode ser considerado um dos principais meios de pagamento no país. 

No entanto, apesar de sua popularidade, a taxa anual de manutenção do crédito acaba gerando algumas dúvidas nos consumidores, principalmente quando a instituição financeira oferece anuidade grátis permanente. Afinal, o que isso realmente significa? Continue lendo e confira!

Entenda o que é anuidade

Antes de falarmos sobre o real significado da anuidade gratuita, é preciso entender o que é anuidade. Essa é a tarifa cobrada pela manutenção do cartão de crédito, ou seja, é a taxa imposta para que o cliente aproveite seus benefícios. 

Vale lembrar que não são todas as instituições que realizam essa cobrança, mas em alguns casos, o valor dessa taxa é bem alto, principalmente quando comparado aos benefícios que o cartão traz ao consumidor.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Anuidade grátis permanente 

Como citado anteriormente, algumas instituições não cobram a taxa de serviço de forma permanente, já outras, não cobram temporariamente. Isso significa que alguns bancos oferecem o benefício, mas não deixam claro se essa promoção é temporária ou possui regras. 

Por exemplo: você contrata um cartão com anuidade grátis, mas precisa gastar a partir de um certo valor por mês para ter a isenção.

Um ponto importante a ser frisado é que a anuidade sem custo, não significa que a instituição não possa te cobrar outras taxas do cartão. Geralmente, as cobranças mais comuns de um cartão de crédito estão relacionadas à taxa de transação e aos juros e multas, nos casos de atrasos nos pagamentos das faturas. 

Como escolher um cartão sem anuidade de verdade?

Para evitar surpresas futuras, é preciso ler detalhadamente os termos e condições antes de solicitar o cartão. As pegadinhas moram justamente nas letras miúdas do contrato que permitem outras cobranças, como taxas para acessar benefícios, de pagamento de contas, entre outras. 

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo ajude você a não cair em ciladas. No blog da Foregon você conta com notícias, dicas e informações sobre o mundo das finanças!

Até mais! 🙂

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Santander AAdvantage: confira os cartões com um ano de anuidade grátis

Cartão de crédito clonado: conheça três sinais de que você pode ser uma vítima

Use Elo: conheça o programa que reúne as vantagens do seu cartão

3 indicadores financeiros que você precisa conhecer

Cartão de crédito PJ: como escolher a melhor opção?

Comparativo: PicPay Card ou cartão de crédito Nubank?

Compra no cartão de crédito: quanto tempo demora para ser aprovada?

Cartão Itaucard Click Platinum com pontuação em reais vale a pena?