Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é anuidade do cartão de crédito?

Por Nara LimaPublicado em

Entender como funciona um cartão de crédito, assim como as taxas e juros cobrados é essencial para utilizá-lo da maneira correta. Existem algumas cobranças que podem ser feitas pelo uso do produto e que devem ser esclarecidas no momento da contratação. Uma delas é a anuidade, você sabe como ela funciona?

Neste artigo, você confere o que é a anuidade do cartão de crédito e conhece algumas opções de crédito que são livres desse tipo de taxa. Continue a leitura e entenda!

O que é anuidade do cartão de crédito?

A anuidade do cartão de crédito é uma taxa cobrada como forma de manutenção para que o produto possa ser utilizado. Em outras palavras: é uma cobrança de taxa feita pelas instituições para que elas disponibilizem o serviço para você.

Existem diversos bancos e instituições financeiras que disponibilizam cartões de crédito sem anuidade, no entanto, os que cobram esse valor pela utilização costumam oferecer benefícios, como cashback, programas de pontos e milhas aéreas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Quando a taxa de anuidade é cobrada?

Dependendo da instituição financeira que está disponibilizando o cartão. Normalmente, a cobrança da anuidade acontece desde o primeiro mês de uso, já que ela é parcelada durante o ano na fatura do cartão de crédito.

Entretanto, a anuidade do cartão de crédito pode ser isenta durante determinado período de tempo. Alguns bancos oferecem anuidade grátis no primeiro ano de utilização do cartão e passam a cobrá-la a partir do segundo ano.

Além disso, existem bancos que oferecem a isenção da anuidade quando o cliente gasta um determinado valor mensal no crédito.

Como descobrir o valor da anuidade?

A anuidade do cartão de crédito varia de acordo com a instituição, a bandeira e o tipo do cartão. A lógica é a seguinte: cartões mais exclusivos contam com anuidades mais caras, e os mais básicos com anuidades menores.

O valor da anuidade costuma ser repassado ao cliente no ato da contratação. Também é possível fazer a consulta diretamente pela página do banco que está ofertando o cartão. Essa informação deve estar sempre disponível para os consumidores.

Além disso, outra alternativa é entrar em contato com a central de atendimento do cartão e solicitar a anuidade e quais são os valores das parcelas.

Como negociar o valor da anuidade?

A anuidade é uma taxa que sempre pode ser negociada com a administradora do cartão. Portanto, em alguns casos, o cliente consegue renegociar o valor anual e, como citamos anteriormente, até parcelar o valor total.

Vale frisar que como essa taxa muda todos os anos, é interessante negociar e conseguir um desconto maior para o próximo ano, a fim de buscar uma taxa final menor.

Quando vale a pena ter um cartão com anuidade?

Essa é uma pergunta que a resposta varia de acordo com o perfil de cada consumidor. Geralmente, para aqueles que usam o cartão frequentemente, a cobrança de anuidade pode ser vantajosa. Agora, para quem não usa tanto, um cartão sem anuidade pode ser a melhor pedida.

Cartão de crédito sem anuidade

Existe diversas instituições financeiras que oferecem aos seus clientes cartões de crédito com anuidade gratuita. Em outras palavras: que não cobram pelos serviços prestados. Confira alguns cartões que contam com anuidade zero.

Neon Visa

Visa Classic

Neon

Nota da avaliação:3.9
  • AnuidadeGrátis
  • Renda mínimaNão exigida
  • Cartão virtual para compras e assinaturas online
  • Controle total do seu dinheiro de forma simples

C6 Bank

Mastercard Standard

C6 Bank

Nota da avaliação:4.3
  • AnuidadeGrátis
  • Renda mínimaNão exigida
  • C6 Taggy: Fuja das filas de pedágios e estacionamentos
  • Acumule pontos e troque por cashback

digio Visa

Visa Classic

digio

Nota da avaliação:4
  • AnuidadeGrátis
  • Renda mínimaNão exigida
  • Mais facilidade para adiantar ou parcelar sua fatura
  • digio Cash para quando o orçamento apertar

Nubank Mastercard

next Internacional

Dica Foregon

No Portal da Foregon você encontra os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil. Para receber as melhores ofertas, basta realizar seu cadastro na plataforma e consultar seu score de crédito de forma gratuita.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Boleto Americanas: saiba como emitir a 2ª via da fatura do cartão

Nubank: como consultar o limite do cartão?

Cartão Zoom: confira a nova parceria entre o Banco Pan e Mosaico

Semana do cartão de crédito: 1º episódio com Samantha Pittzer

Semana do cartão de crédito: 5º episódio com Helen Cruz

Semana do cartão de crédito: 4º episódio com Marcos Coque

Semana do cartão de crédito: 2º episódio com Rafael Immediato

Semana do cartão de crédito: 3º episódio com Tales Toledo