Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aposentadoria por idade 2020: veja como ficou a Regra de Transição

Por Camila SilveiraPublicado em

A aposentadoria por idade é um benefício previdenciário disponibilizado à todos os trabalhadores que contribuem com o INSS, no momento em que cumprem com o requisito de idade. Assim como as demais aposentadorias, esta sofreu mudanças na Regra de Transição com a reforma da previdência.

Antes dessas alterações, o beneficiário precisava comprovar 180 meses de carência e ter 65 anos, se homem, e 60 anos de idade, se mulher. Porém, com a reforma da previdência, milhares de contribuintes que estavam próximos de se aposentar ficaram presos à nova Regra de Transição.

De acordo com o texto legal, o tempo efetivo de contribuição à Previdência Social, é de 15 anos para ambos os gêneros. Sobre a idade mínima para os homens, continua sendo 65 anos e para as mulheres começou com 60 anos em 2019, acrescentando seis meses a cada ano, até atingir os 62 anos de idade, o que acontecerá em 2023.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Confira a tabela que mostra a idade mínima exigida

Ano Idade Homens Idade Mulheres
2019 65 60 anos
2020 65 60 anos e seis meses
2021 65 61 anos
2022 65 61 anos e seis meses
2023 65 62 anos

É importante destacar que o Art.19 da Emenda Constitucional n.103/2019 mudou o tempo de contribuição do homem para 20 anos. Isso quer dizer que, o homem que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social (RPGS) após a reforma da previdência, deverá comprovar 20 anos de período mínimo contributivo para receber a aposentadoria por idade.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para nós que responderemos assim que possível. Continue aproveitando os conteúdos da Foregon!

Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!