Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprenda a negociar nas compras e ganhar desconto

Por Sabrina VansellaPublicado em

Quem não gosta de um desconto, não é mesmo? Apesar de ser uma prática muito conhecida, a pechincha não é algo que todos estão habituados a fazer. Afinal, é preciso contar com algumas técnicas, mas fique tranquilo, pois entendê-las não é uma tarefa impossível. 

Mesmo que você tenha uma certa timidez, saiba que não é preciso ser um mestre dos truques  para garantir um desconto nas suas compras. Basta tentar e pensar que essa ação pode te garantir um dinheiro de volta. Continue a leitura do artigo e saiba mais!

Como negociar e conseguir desconto nas compras?

Mesmo que nem todos os brasileiros sejam adeptos a negociações na hora das compras, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirma que oito em cada dez brasileiros possuem o hábito de pechinchar na hora de comprar produtos de valor elevado.

Se você ainda faz parte dessa minoria, ou está em busca de aprimorar suas técnicas, confira algumas dicas que te ajudam a conseguir descontos nas compras:

Faça uma pesquisa sobre o produto

Pode parecer óbvio, mas a pesquisa é o primeiro caminho a ser tomado para conseguir economizar mesmo durante uma compra. Entender qual o valor de determinado produto no mercado te auxilia na argumentação, pois a partir disso, você consegue fazer boas comparações com a concorrência do lojista.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Caso a compra aconteça no ambiente virtual, existem buscadores de preço que realizam essa pesquisa para você. Por exemplo: Buscapé e Zoom.

Use frases de efeito

Após reunir informações na sua pesquisa, chegou o momento de utilizar todo o conhecimento adquirido para realizar alguns apontamentos, como:

  • Em determinada loja é mais barato;
  • Na internet é mais barato;
  • O que você consegue fazer para baixar o preço?
  • Descontos só com o gerente? Consigo falar com ele?

Dessa forma, você conseguirá uma resposta direta do vendedor. Mas tenha cuidado e não seja muito incisivo ou arrogante ao questionar.

Confira o preço do e-commerce antes de comprar na loja física

Grandes redes varejistas que contam com diversos fornecedores podem ter preços diferentes no e-commerce e na loja física. Para não sair no prejuízo, indicamos que você confira o site oficial da loja antes de comprar algum produto. 

Se por acaso o valor do produto estiver mais em conta no e-commerce, informe o vendedor e veja se é possível conseguir efetuar a compra na loja física pagando pelo valor da loja online. Em alguns casos, o vendedor pode indicar que você faça a compra no ambiente virtual e retire o produto na loja física.

Não compre por impulso

As propagandas tem o intuito de te fazer acreditar que determinada compra é realmente vantajosa, mas a pressa é uma das inimigas da economia. Por isso, antes de finalizar uma compra veja se não existem opções mais baratas disponíveis no mercado.

Converse com o vendedor

Bater um papo com o vendedor é a principal base da pechincha. Em negociações com posição de combate, as chances de você conseguir o desconto diminuem. 

Não é preciso ficar com medo de tentar fazer um acordo que todos os lados saem ganhando, pois os vendedores já esperam que aconteça uma negociação durante uma venda.

Faça negociações justas

Antes de pedir o desconto que você acredita que é o justo, tenha consciência e não exagere no pedido. Afinal, toda loja possui gastos e somente em épocas de saldão conseguem oferecer descontos altos para pagamentos à vista.

Peça desconto para compras à vista

Pedir descontos em compras à vista é a maneira mais prática para conseguir economizar. Ao não fazer pagamentos no crédito, o estabelecimento está evitando algumas taxas das maquininhas de cartão. Ou seja, o valor à vista é o valor real do produto sem adição de juros.

Ajudamos?

Esperamos que você sinta mais confiança para fazer compras e garantir descontos. Nós descomplicamos a sua vida financeira: conheça o método 50-30-20!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro