Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprenda a planejar sua aposentadoria com os juros baixos

Por Janaína TavaresPublicado em

No começo de agosto desse ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros, Selic, de 2,25% para 2%. Com essa redução, você pode aproveitar para rever o plano de aposentadoria e descobrir o que fazer nesse momento para ter uma velhice mais confortável e segura.

Por isso, toda a sua estratégia pode ser repensada com esse cenário de juros baixos. Tanto para quem já tem um plano de previdência, como para aqueles que ainda vão formar o seu. Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas práticas do que fazer nessa situação.

Opte por correr mais riscos em sua aposentadoria

Quando falamos em correr riscos, estamos nos referindo à necessidade de investir em produtos financeiros que trazem maiores retornos para o seu bolso, mas que também são mais voláteis.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Um exemplo claro disso são os investimentos de renda variável. Contudo, a escolha das aplicações para a sua aposentadoria vão depender do seu perfil de investidor, dos seus objetivos e das suas necessidades ao longo do tempo.

Diversifique os investimentos para a aposentadoria

Como cada pessoa tem um perfil de risco (conservador, moderado ou agressivo), ele precisa ser respeitado. Portanto, se você ainda não sabe qual é o seu, pode tirar essa dúvida com o seu gerente do banco, no agente de investimentos ou com a sua seguradora.

Ao descobrir isso, você consegue diversificar sua carteira de investimentos em renda variável, mas não apenas nesse tipo de aplicação.

Caso você já faça a sua contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem uma renda estável, vale a pena reforçar sua aposentadoria com aplicações de longo prazo.

O ideal seriam os títulos do Tesouro Direto atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) porque, dessa forma, você tem uma garantia a mais de que não vai perder o seu dinheiro.

Importante: mesmo que você tenha um perfil considerado conservador, ainda assim pode aderir a um plano de previdência com uma pequena parcela em renda variável.

Poupe dinheiro para a aposentadoria por mais tempo

Mesmo que a sua estratégia para aposentadoria esteja pronta, será necessário economizar mais e por um tempo mais longo, justamente por causa da Reforma da Previdência que estabeleceu uma nova idade mínima para se aposentar: 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

Neste contexto, você vai precisar de um esforço maior para economizar. No entanto, sempre levando em consideração o corte de gastos supérfluos e buscando fazer escolhas inteligentes em relação ao seu dinheiro.

Economize para a aposentadoria o quanto antes

Comece, desde cedo, a economizar para sua aposentadoria. Dessa maneira, você terá a oportunidade de recuperar possíveis perdas de curto prazo e se beneficiar dos juros compostos.

No entanto, se você não carteira assinada e nem condições de poupar dinheiro com uma previdência privada agora, faça a sua contribuição voluntária para o INSS.

Tente pagar a previdência social todo mês para garantir uma maior estabilidade para o seu futuro.

Conteúdos que você precisa conhecer

Para complementar ainda mais a sua experiência aqui na Foregon, selecionamos outros artigos para você:

Descomplicamos?

Lembre-se de seguir as nossas dicas ao começar seu plano de aposentadoria ou até mesmo se você precisar reformulá-lo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Veja como descobrir o seu índice de saúde financeira

Muito além do amor: conheça os gastos de ter um animal de estimação

Score de e-mail: entenda como funciona e seus benefícios

O que são plataformas de contratos inteligentes

“Boleto é cringe”: entenda a relação da geração Z com o dinheiro

O que é o INPC e como ele afeta a sua vida?

O que é Bitcoin?

Mercado financeiro: como ele funciona?