Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprenda como quitar dívida em aberto com empresa falida

Por Sabrina VansellaPublicado em

Para aumentar o score de crédito, é indicado que você quite todas as dívidas, mas e quando a pendência fica em aberto porque a empresa que você possui pendência está falida? Saiba que existem algumas formas de quitar dívida mesmo quando determinada empresa está com as portas fechadas. Para te ajudar nisso, vamos te mostrar um passo a passo de como quitar dívida em aberto com uma empresa falida. Aproveite a leitura!

Como quitar dívida em aberto com uma empresa falida?

Precisa quitar uma dívida, mas não consegue porque a empresa para qual você deve faliu? Não se engane, porque a pendência não deixa de existir por conta disso. Mas fique tranquilo, pois é possível regularizar a dívida mesmo nessa situação. 

Diferente de ter dívidas em aberto com empresas regularizadas, conseguir quitar uma dívida com uma empresa falida é um processo mais trabalhoso. Como descomplicamos sua finanças, vamos te ensinar como quitar dívida com empresa falida em quatro passos:

Conheça os dados da dívida

Primeiramente, é importante consultar o próprio nome para ter mais informações sobre a dívida. Após fazer isso, você terá acesso ao CNPJ da empresa que permite localizar a pendência. Veja como fazer no site do Serasa:

  1. Acesse o site do Serasa Consumidor;
  2. Clique em "consultar dívidas";
  3. Preencha seu CPF e insira sua senha;
  4. Caso ainda não tenha cadastro, faça o cadastro rapidamente.

Após acessar sua conta, você terá acesso ao número de pendências que deverá incluir a empresa falida.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Entre em contato com a Junta Comercial da sua cidade

Com os dados da dívida oferecidos na sua conta Serasa, vá até a Junta Comercial da sua cidade. Por lá, você vai conseguir informações de endereço e se a empresa ainda está em atividade. Em alguns casos, a empresa pode ter mudado de local, mas não faliu.

Se não conseguir localizar a empresa depois disso, ou se ela tiver falido, você deverá procurar o Juizado Especial Civil.

Entre com uma ação

Se não conseguiu mais informações sobre a empresa em questão, é indicado que você entre com a "ação em consignação em pagamento". Nesse caso, o juiz vai determinar que você faça o depósito do valor da dívida.

A partir disso, o dinheiro ficará sob tutela e responsabilidade do Poder Judiciário, que garante a tentativa de quitar a dívida e limpar a sua inadimplência.

Após o depósito, o juiz vai emitir uma autorização responsável pela baixa da negativação que será encaminhada para a Serasa.

Dê baixa na dívida

Por fim, para se livrar totalmente de uma dívida com empresa falida é preciso dar baixa no Serasa com a autorização disponibilizada pelo juiz. Este documento comprova o pagamento e pode ser enviado pelos Correios no endereço do Serasa:

Avenida Doutor Heitor José Reali nº 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur
CEP 13571-385 – São Carlos/SP

Caso prefira, é possível ir fisicamente até uma das agências Serasa com o documento original a ser entregue, o RG e CPF também originais. Para encontrar a agência mais próxima de você, clique aqui.

Por que é importante quitar dívidas?

Basicamente, ao ter dívidas em aberto, o seu nome fica sujo no mercado. Com isso, a sua pontuação de score de crédito cai e as chances de você conseguir um produto ou serviço financeiro diminuem. Após quitar as dívidas, a sua pontuação de score aumenta e com isso você conta com alguns benefícios importantes. Conheça pontos positivos de quitar dívida:

  • Menos estresse financeiro;
  • Possibilidade de acesso a menores taxas e juros;
  • Menos burocracia para contratação de financiamento e empréstimos.

No portal da Foregon você consegue consultar o seu CPF gratuitamente e ter acesso a sua pontuação de score de crédito no birô de crédito Boa Vista. Para realizar a consulta, basta clicar em "Consultar CPF grátis";

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

A Foregon é confiável e atua como um marketplace de produtos e serviços financeiros que busca descomplicar a sua relação com as finanças. Após abrir uma conta no nosso portal, você passa a receber indicações personalizadas de produtos financeiros com mais chances de aprovação para o seu perfil.

Além disso, também oferecemos a ferramenta de CPF Protegido. Com isso, você consegue acompanhar quem fez pesquisas no seu nome e evitar fraudes. 

Descomplicamos?

Esperamos que você consiga quitar sua dívida após a leitura deste artigo. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank

Saiba como cobrar um amigo sem perder a amizade

Saiba como bloquear o cartão Bolsa Família

Como enviar e receber dinheiro do exterior pelo PicPay?