Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprenda a usar o cartão de crédito em 6 passos

Por Leonardo JacominiPublicado em

Geralmente quando você compra um produto, ele vem com manual de instruções, não é mesmo? Diferente disso, o cartão de crédito é usado da maneira que seu dono bem entender. Você é preocupado com seu orçamento? Então aprenda a usar o cartão de crédito agora!

Antes de ver as dicas, responda rápido: você sabe escolher o cartão de crédito ideal para você? Se a resposta for aquele sim amarelo ou foi um não grandão, que tal clicar aqui e ver essas dicas maravilhosas?

Passo 1 – Aproveite os descontos

Se sua compra render descontos no pagamento á vista, este deve ser o meio escolhido. As vezes o uso do cartão não compensa, se o desconto for, por exemplo, acima de 10%.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Agora, se a loja também ofertar o desconto no cartão de crédito em uma única parcela, aí o desconto vale muito a pena. Você vai ter até 40 dias para pagar (lembre-se de poupar para pagar a fatura no fim do mês).

Passo 2 – Nunca parcele a fatura

Nunca, jamais, never, niciodată, ποτέ, 從來沒有. Em todas as línguas para ficar claro para você, querido(a) leitor(a), que fique bem longe da possibilidade de parcelar sua fatura.

Os juros do cartão podem chegar a 200% ao ano! Que o anjo da economia te deixe longe das dívidas, mas se precisar, o melhor é fazer um empréstimo para pagar a fatura do que cair no rotativo do cartão.

Passo 3 – Aproveite o cartão de crédito

Nem só de compras vive o seu cartão de crédito. Sabia que com ele você pode participar de promoções e vantagens exclusivas? A bandeira do seu cartão te oferece benefícios como, vantagens em compras, descontos e muito mais.

Fique ligado no site da bandeira do seu cartão de crédito e do emissor também. Se você não sabe o que é bandeira (o que merece um puxão de orelha), veja aqui o que ela representa e como você pode aproveitar mais ainda o seu dinheiro de plástico.

Passo 4 – Planeje-se

Todo seu orçamento deve estar muito claro para você, se não está, é hora de pegar escova e sabão e limpar o que está obscuro. O uso do cartão requer muita disciplina e planejamento para usá-lo.

Saber a média dos seus gastos, o que você deve e o que deve quitar primeiro é muito importante para sua boa saúde financeira. Quer uma dica de como fazer isso? Leia agora: regra do 50-15-35.

Passo 5 – Acompanhe seu cartão

Pegue na mãozinha dele e não solte. Traduzindo isso, quer dizer que, ter o aplicativo de seu cartão de crédito no celular faz toda a diferença. Com ele você acompanha seu limite e por isso não gasta a mais. Vê a melhor data para as compras e se esqueceu de alguma compra, ela vai estar listada, para não a esquecer e achar que ainda está com um orçamento de rico.

Passo 6 – Não compre por impulso

Compras por impulso podem se tornar a vilã da sua vida financeira. Por isso, se você usa o cartão de crédito com frequência, é importante que você aprenda a distinguir as compras necessárias das compras que você efetua sem pensar.

Muitas vezes compramos algo apenas pelo fato de estar barato. Sendo assim, mesmo com promoções ou ofertas, pergunte-se se você realmente precisa daquilo.

Seguindo nossas dicas é possível viver de bem com seu bolso. E mais uma vez, que o nosso anjo da economia te livre das dívidas e te garanta uma conta no azul!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartões de crédito são aperfeiçoados para combater fraudes online

Brasil teve alta de 32,7% nas tentativas de fraude com cartão de crédito

Dia dos Pais: conheça 10 cartões de crédito que oferecem descontos em lojas

Comparativo: Nubank Ultravioleta ou Inter Black?

C6 Bank lança novas opções de cores para cartão de crédito: conheça

Como pagar e parcelar boletos com o cartão Nubank? Vale a pena?

Nubank Ultravioleta não vem com números impressos. Veja onde encontrá-los

Trigg faz novas análises para quem teve o cartão de crédito negado; saiba mais