Aprenda a usar o cartão de crédito em 6 passos
Geralmente quando você compra um produto, ele vem com manual de instruções, não é mesmo? Diferente disso, o cartão de crédito é usado da maneira que seu dono bem entender. Você é preocupado com seu orçamento? Então aprenda a usar o cartão de crédito agora!

Antes de ver as dicas, responda rápido: você sabe escolher o cartão de crédito ideal para você? Se a resposta for aquele sim amarelo ou foi um não grandão, que tal clicar aqui e ver essas dicas maravilhosas?
O que você procura?
Passo 1 – Aproveite os descontos
Se sua compra render descontos no pagamento á vista, este deve ser o meio escolhido. As vezes o uso do cartão não compensa, se o desconto for, por exemplo, acima de 10%.
Agora, se a loja também ofertar o desconto no cartão de crédito em uma única parcela, aí o desconto vale muito a pena. Você vai ter até 40 dias para pagar (lembre-se de poupar para pagar a fatura no fim do mês).
Passo 2 – Nunca parcele a fatura
Nunca, jamais, never, niciodată, ποτέ, 從來沒有. Em todas as línguas para ficar claro para você, querido(a) leitor(a), que fique bem longe da possibilidade de parcelar sua fatura.
Os juros do cartão podem chegar a 200% ao ano! Que o anjo da economia te deixe longe das dívidas, mas se precisar, o melhor é fazer um empréstimo para pagar a fatura do que cair no rotativo do cartão.
Passo 3 – Aproveite o cartão de crédito
Nem só de compras vive o seu cartão de crédito. Sabia que com ele você pode participar de promoções e vantagens exclusivas? A bandeira do seu cartão te oferece benefícios como, vantagens em compras, descontos e muito mais.
Fique ligado no site da bandeira do seu cartão de crédito e do emissor também. Se você não sabe o que é bandeira (o que merece um puxão de orelha), veja aqui o que ela representa e como você pode aproveitar mais ainda o seu dinheiro de plástico.
Passo 4 – Planeje-se
Todo seu orçamento deve estar muito claro para você, se não está, é hora de pegar escova e sabão e limpar o que está obscuro. O uso do cartão requer muita disciplina e planejamento para usá-lo.
Saber a média dos seus gastos, o que você deve e o que deve quitar primeiro é muito importante para sua boa saúde financeira. Quer uma dica de como fazer isso? Leia agora: regra do 50-15-35.
Passo 5 – Acompanhe seu cartão
Pegue na mãozinha dele e não solte. Traduzindo isso, quer dizer que, ter o aplicativo de seu cartão de crédito no celular faz toda a diferença. Com ele você acompanha seu limite e por isso não gasta a mais. Vê a melhor data para as compras e se esqueceu de alguma compra, ela vai estar listada, para não a esquecer e achar que ainda está com um orçamento de rico.
Passo 6 – Não compre por impulso
Compras por impulso podem se tornar a vilã da sua vida financeira. Por isso, se você usa o cartão de crédito com frequência, é importante que você aprenda a distinguir as compras necessárias das compras que você efetua sem pensar.
Muitas vezes compramos algo apenas pelo fato de estar barato. Sendo assim, mesmo com promoções ou ofertas, pergunte-se se você realmente precisa daquilo.
Seguindo nossas dicas é possível viver de bem com seu bolso. E mais uma vez, que o nosso anjo da economia te livre das dívidas e te garanta uma conta no azul!

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -
Deixe seu comentário