Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprovado projeto que torna Pronampe política de crédito permanente

Por Nara LimaPublicado em

De autoria do senador governista Jorginho Mello (PL-SC) e relatado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) poderá se tornar uma política permanente de crédito.

O projeto foi aprovado pelo senado no dia 11 de maio e segue para sanção presidencial. Em 2020, o programa concedeu mais de R$ 37,5 bilhões em empréstimos, amparando cerca de 440 mil empreendedores.

Política de crédito

O programa prevê juros mais baixos e prazo diferenciado para financiamento. A linha de crédito concedida chegará em até 30% da receita bruta obtida no ano anterior. Agora, no caso das empresas com menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo corresponderá a até 50% do seu capital social ou a até 30% de 12 vezes a média da sua receita bruta mensal.

O custo do crédito será de até 6% ao ano mais a taxa Selic, que atualmente se encontra em 3,5%. Outro ponto a ser frisado é que o prazo de carência é de seis meses.

Antes de ser oficialmente aprovada, a proposta sofreu alterações pontuais, sendo elas: a inclusão de emendas parlamentares como fonte de recursos do Pronampe e o uso de 20% do montante para atender aos que estão sob o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esse direcionamento de 20% dos recursos para o Perse, garante uma maior estabilidade para empresas que foram atingidas economicamente no último ano pela pandemia.

Inspiração de anos

O projeto de lei, aprovado em 2021, foi inspirado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece crédito acessível a produtores rurais desde 1996. O objetivo principal da proposta é prover garantias aos pequenos negócios e atrair instituições financeiras a oferecerem crédito a esse segmento.

Ficou com dúvidas?

Não deixe que as dúvidas esquentem sua mente, fale com a gente! Deixe seu comentário aqui embaixo e continue acompanhando o nosso blog. Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios