Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Aprovado projeto que torna Pronampe política de crédito permanente

Por Nara LimaPublicado em

De autoria do senador governista Jorginho Mello (PL-SC) e relatado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) poderá se tornar uma política permanente de crédito.

O projeto foi aprovado pelo senado no dia 11 de maio e segue para sanção presidencial. Em 2020, o programa concedeu mais de R$ 37,5 bilhões em empréstimos, amparando cerca de 440 mil empreendedores. 

Política de crédito 

O programa prevê juros mais baixos e prazo diferenciado para financiamento. A linha de crédito concedida chegará em até 30% da receita bruta obtida no ano anterior. Agora, no caso das empresas com menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo corresponderá a até 50% do seu capital social ou a até 30% de 12 vezes a média da sua receita bruta mensal.

O custo do crédito será de até 6% ao ano mais a taxa Selic, que atualmente se encontra em 3,5%. Outro ponto a ser frisado é que o prazo de carência é de seis meses. 

Antes de ser oficialmente aprovada, a proposta sofreu alterações pontuais, sendo elas: a inclusão de emendas parlamentares como fonte de recursos do Pronampe e o uso de 20% do montante para atender aos que estão sob o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esse direcionamento de 20% dos recursos para o Perse, garante uma maior estabilidade para empresas que foram atingidas economicamente no último ano pela pandemia.  

Inspiração de anos

O projeto de lei, aprovado em 2021, foi inspirado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece crédito acessível a produtores rurais desde 1996. O objetivo principal da proposta é prover garantias aos pequenos negócios e atrair instituições financeiras a oferecerem crédito a esse segmento.

Ficou com dúvidas? 

Não deixe que as dúvidas esquentem sua mente, fale com a gente! Deixe seu comentário aqui embaixo e continue acompanhando o nosso blog. Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score Serasa: pagar contas em dia terá peso ainda maior para aumento da pontuação

Cartão Visa Infinite: conheça a novidade do Banco do Nordeste

Cartão de crédito Caixa Econômica: saiba como manter anuidade grátis

Fintech Magalu: conheça os novos produtos e serviços financeiros

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões