Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

As tecnologias esperadas para 2022

Por Genebra SegurosPublicado em

Uma revolução está a caminho, uma nova era tecnológica promete grandes mudanças no nosso dia a dia, inovações como PDV Móvel, Self Checkout, Etiquetas Eletrônicas e o tão esperado 5G. Como o Brasil e o mundo estão se preparando para implantar essa rede de tecnologias que promete conexões e oportunidades nunca vistas antes?

5G – A 5ª Geração

Dentre as tendências tecnológicas para 2022, o "5G", sem dúvidas, é o mais aguardado. São trilhões investidos, uma nova economia em que tudo vai ter internet. Através da 5ª Geração, tudo estará na nuvem. A realidade virtual ficará mais acessível e, a internet, que outrora conectava pessoas, nesta era, fará também com coisas.

Talvez as promessas não sejam todas cumpridas em 2022, mas especula-se que o futuro impreciso, trará carros que serão capazes de dirigir sozinhos e causar menos acidentes, possibilidades de assistir um jogo de dentro do com todos os seus ângulos, e, um médico na Europa, por exemplo, poderá operar um paciente na Brasil em tempo real.

Em Nova York já possui a internet 5G, a nova tecnologia pode oferecer até 900MG por segundo. Seria como baixar um filme em 3 segundos.

No Brasil, a tecnologia ainda não chegou, mas a revolução tecnológica promete não só atingir o consumidor, mas a infraestrutura da cidade, dos serviços públicos e a política industrial. No país, atualmente, a internet mais rápida do mercado pode oferecer até 300MG por segundo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Sabe-se que já existem empresas no Brasil operando o sistema 5G, a previsão é que o surgimento da tecnologia no território ocorra no primeiro semestre de 2022. O governo nega que há atrasos.  Ainda não se sabe quanto custará os aparelhos e planos de dados do 5G no país.

Enquanto na China, já existem cerca de 600 mil antenas de distribuição 5G, em âmbito nacional, aproximadamente 30% da população ainda não tem acesso, sequer, ao 4G.

PDV Móvel

O PDV Móvel é um equipamento de leitura de caixa rápido, onde possibilita a leitura de um QR Code. Este também possui o chamado, Pin Pad, que permite a leitura de um cartão de crédito, por meio de uma tela touch screen. O maior objetivo do produto é trazer praticidade, fomentando o autoatendimento, o confere rapidez no cotidiano de seus usuários.

Além disso, o dispositivo será capaz de substituir diversos profissionais, vez que, não será mais necessário, operadores de caixas e mão-de-obra relacionada.

Self Checkout

Consiste numa espécie de caixa rápido, que confere o pagamento cartão, necessitando de 1 profissional para fiscalizar de 4 a 6 equipamentos, realizando o controle por código e peso.

O controle funcionará da seguinte forma: no equipamento existe duas balanças. Na primeira, se pesa os itens comprados, que ativa o leitor do código de barras. Em seguida, o cliente transfere a mercadoria para a outra balança, da qual compara o peso auferido anteriormente e ativa o pagamento.

Havendo diferença entre as balanças, o sistema veda a efetivação da compra. O Self Checkout é um PDV de autoatendimento que possui a finalidade de atender pequenas compras, sendo inviável o procedimento para muitos itens.

Seus recursos são incontáveis, podendo destacar a conexão sem fio, mudança de preço instantânea e a extinção do uso exacerbado de papéis. Além disso, haverá gondolas especificas para os equipamentos.

Além das tecnologias em questão, outras estão sendo estudadas para compor 2022, tais como, a privacidade e computação confidencial e a realidade aumentada.

Privacidade e Computação Confidencial

Não é novidade que os atos ilícitos crescem e evoluem de acordo com o crescimento tecnológico. Assim, enquanto especialistas estudam soluções para a sociedade, criminosos, estudam novas meios de obterem vantagem indevida, o que explica o surgimento de diversos roubos de dados e afins.

Fomentada pelas práticas de proteção de dados, a tecnologia de privacidade e computação confidencial, objetivará proteger todo o processo de computação, o que amplia os mecanismos de defesa contra os diversos crimes cibernéticos.

Assim, além da proteção dos dados dispostos, voluntariamente, por seu proprietário, todos os outros também estarão protegidos, adicionando uma segurança extra em torno destas informações.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada foi criada para facilitar diversos indivíduos e potencializar, por exemplo, as compras pela internet. Neste sentido, os usuários do aplicativo de uma loja de calçados, com o uso da tecnologia, poderá oferecer ao cliente, a opção de experimentar o tênis por meio da câmera de seu celular.

Assim, o cliente aponta o dispositivo em direção ao pé, e o produto escolhido é projetado, perfeitamente. O mesmo ocorrerá para tantos outros produtos.

Pode-se afirmar que, apesar de estar prevista para 2022, já existem aplicativos capazes de projetarem a realidade aumentada, como, por exemplo, o de uma grande fabricante de tinta, da qual o usuário escolhe uma cor da tabela disponibilizada, e aponta para o local do qual gostaria de tingir, tendo a oportunidade de testar diversas cores em diferentes ambientes.

Em se tratando de tecnologia, em meio a tantos recursos, o trabalho remoto está cada vez mais comum. Assim, ainda que não se trate de um mecanismo tecnológico específico, dentre as previsões para 2022, o famoso, home office, tem superado as expectativas, podendo afirmar, inclusive, que seja a modalidade de trabalho mais utilizada no próximo ano.

O teletrabalho surgiu em 2017, com a reforma trabalhista, mas só foi adotado no decorrer da pandemia da covid-19, em 2020, após a necessidade de isolamento social por medida de proteção. Sua eficácia tem sido tão positiva, que existem grandes multinacionais, fechando suas sedes operacionais e migrando seus funcionários para tal.

Por fim, pode-se afirmar que existem diversas tecnologias sendo estudadas pelos especialistas, no entanto, o presente artigo trouxe as mais populares e eficazes ao setor empresarial, do qual, sem dúvidas, vem se beneficiando, fielmente, por tais avanços tecnológicos.

Ficou interessado no assunto?

Indicamos a leitura do nosso artigo intitulado por inovação tecnológica, nele, explicamos com mais detalhes como a tecnologia vem evoluindo, tratando do assunto com um pouco mais de detalhes e apontando a grande contribuição que a rede mundial de computadores tem conferido às empresas.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Genebra Seguros

A Genebra é uma corretora de seguros que oferece a conveniência do acesso a seguros através de canais digitais aliada à segurança e ao atendimento humano que apenas uma corretora de seguros tradicional pode oferecer.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro