As vantagens e diferenças entre o Pix e o WhatsApp Pay
Em maio deste ano, o WhatsApp liberou uma nova função dentro do App com o intuito de facilitar ainda mais a vida de seus usuários: o WhatsApp Pay. O lançamento dessa ferramenta fez muitas pessoas se questionarem sobre sua relação com o Pix, sistema de transações online criado pelo Banco Central (BC).

Apesar de serem semelhantes e possuírem basicamente a mesma finalidade, eles atuam de formas distintas e contam com vantagens únicas. Para você entender melhor, preparamos um conteúdo especial a respeito das vantagens e diferenças entre o Pix e o WhatsApp Pay. Aproveite a leitura!
O que você procura?
Vantagens e diferenças entre o Pix e o WhatsApp Pay
Funcionalidade
WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay é um iniciador de pagamento (Pisp), ou seja, ele dá início ao processo das transações, mas não tem acesso aos fundos movimentados pelo cliente. Isso significa que a instituição é responsável por fazer o recurso sair da conta do pagador e cair na do recebedor sem acessar diretamente à conta de nenhum deles.
Inclusive, para fazer uso da ferramenta, é necessário cadastrar os dados de um cartão de débito das bandeiras Visa ou Mastercard emitidos pelas instituições financeiras participantes, que são elas:
- Banco do Brasil;
- Banco Inter;
- Bradesco;
- Itaú;
- Unibanco;
- next;
- Nubank;
- Mercado Pago;
- Sicredi;
- Woop Sicredi.
Pix
O Pix é um meio de pagamento que atua como alternativa ao uso do TED, DOC, boleto e cartão de débito, logo, ele não é considerado um aplicativo, mas sim um sistema que atua dentro dos Apps de todas as instituições financeiras.
Para utilizar o serviço é necessário ter conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento em alguma das instituições parceiras e cadastrar uma ou mais (até quatro) chaves de acesso. Vale frisar que, atualmente, mais de 750 bancos já participam dessa rede que conta com mais de 500 mil clientes.
Transferências
WhatsApp Pay
Até o momento, o WhatsApp Pay é voltado apenas para transações entre Pessoas Físicas. A versão business, que abrange Pessoas Jurídicas ainda não está disponível, mas o App negocia com o Banco Central sobre essa possibilidade.
A ferramenta também permite que o usuário realize até 20 transações por dia. É importante lembrar que o valor máximo de transferência é de R$ 5 mil por mês.
Pix
Diferentemente do WhatsApp Pay, o Pix permite o pagamento de boletos, a realização de transferências de Pessoa Física para Pessoa Física e também transferências de Pessoas Físicas para empresas.
Além disso, geralmente, as instituições não costumam impor um limite de transações por meio do sistema. Entretanto, esse ponto não é regra, visto que as instituições financeiras têm autonomia para decidir quais os limites de transferências.
Tarifas
WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay não cobra tarifas para transferências entre Pessoas Físicas, no entanto, se a funcionalidade business for aprovada, as empresas pagarão uma taxa fixa de 3,99% por cada transferência recebida na função pagamento.
Pix
Assim como o aplicativo vizinho, o Pix não cobra qualquer tipo de tarifa nas transações entre Pessoas Físicas, contudo, isso não é uma regra. Isso porque cabe a cada instituição financeira definir o valor da tarifa estabelecida.
Conclusão
Apesar de possuírem características distintas, ambas ferramentas são excelentes alternativas para facilitar o dia a dia quando o assunto é transações. Para escolher qual a melhor opção para você, analise atentamente todos os pontos descritos nesse artigo e opte pelo meio de pagamento que melhor atenda às suas necessidades.
Gostou do conteúdo?
Essas e diversas outras notícias e informações sobre o mercado financeiro você encontra aqui no blog da Foregon! Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.
Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário