Auxílio Emergencial: como equilibrar as contas sem o benefício?
O Auxílio Emergencial é um benefício que foi criado pelo governo federal com o objetivo de reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 no Brasil. No entanto, esse recurso foi mantido apenas até o final de 2020.
Com isso, diversos brasileiros ficaram sem o apoio do maior programa de transferência de renda da história do país. Diante desse situação, separamos algumas dicas que podem te ajudar a equilibrar as contas nesse momento de incertezas.
Quanto tempo durou o Auxílio Emergencial?
Esse benefício foi criado inicialmente para durar três meses: de abril a junho de 2020. Contudo, esse período foi estendido por mais tempo, visto que a pandemia se agravava ainda mais pelo país.
Dessa maneira, o governo optou por estender o Auxílio Emergencial até agosto do ano passado. Em setembro do mesmo ano, o executivo decidiu manter o auxílio até o final de 2020, mas em valor reduzido (R$ 300) e endurecimento das regras que concediam o recurso.

Dicas para equilibrar as contas sem o auxílio
Com o fim do pagamento desse benefício, está na hora de pensar em ideias que podem te dar um suporte nessa hora. Por isso, separamos algumas que valem a pena você conhecer:
Organize suas dívidas
Pegue papel e caneta para fazer sua lista de todas as dívidas pendentes, como financiamentos, empréstimos, cheque especial, dentre outros.
Caso prefira, você também pode montar sua própria planilha de planejamento financeiro para inserir todas as entradas e saídas de dinheiro, assim como a quantidade de seus ganhos fixos, renda extra, dentre outros itens.
Feito isso, avalie quais são as dívidas com altas taxas de juros e tente negociar o adiantamento das parcelas com as instituições financeiras que cederam as linhas de crédito a você.
Importante: tente negociar também o pagamento das contas fixas, como aluguel, celular e internet.
Reveja os gastos com a sua conta bancária
Você já perguntou quanto está gastando com os serviços oferecidos pela sua conta corrente? Caos não saiba, entre em contato com o banco responsável.
Se você perceber que os gastos estão acima das suas condições atuais, é interessante ligar para o seu gerente do seu banco e solicitar a Conta de Serviços Essenciais.
Ela cobra zero taxas do cliente e dá direito a quatro saques gratuitos ao mês, além de ter outros recursos fundamentais para quem é correntista.
Venda itens da sua casa que você não utiliza mais
Sabe aquele sapato novo que você nunca usou e está guardado no seu guarda-roupa? Que tal vendê-lo? Essa é uma ótima forma de ganhar um dinheiro a mais para equilibrar o orçamento.
Sendo assim, veja os itens da sua casa que você não usa mais e que possam ser vendidos, lembrando que eles precisam estar em boas condições de uso. Fotografe os itens e coloque-os na internet para vender. Recomendados os seguintes sites para isso:
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:
- Está desempregado? Confira benefícios que o governo oferece para você;
- Conheça o ‘Auxílio Emergencial’ para moradores da cidade de Belém;
- Saque emergencial do FGTS: governo estuda liberar benefício em 2021.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário