Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Auxílio Emergencial será prorrogado para 2021? Descubra

Por Janaína TavaresPublicado em

Em março deste ano, o estado de calamidade pública foi decretado no Brasil devido à pandemia do coronavírus. Ainda em 2020, também surgiu o Auxílio Emergencial, um benefício financeiro que ainda está ajudando a população durante o enfrentamento dessa crise. No entanto, será que o auxílio continuará existindo em 2021?

De acordo com uma declaração feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no início de novembro, o Auxílio Emergencial tem chances de ser prorrogado no próximo ano. Para saber mais, acompanhe a leitura do nosso artigo.

O Auxílio Emergencial vai existir em 2021?

Em uma teleconferência com a agência Bloomberg, o atual ministro da Economia afirmou que o benefício pode voltar a ser pago novamente caso haja uma segunda onda da pandemia no Brasil.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

"Deixamos bem claro para todo mundo. Se houver uma segunda onda no Brasil, temos já os mecanismos. Digitalizamos 64 milhões de brasileiros. Sabemos quem são, onde estão e o que eles precisam para sobreviver", disse Guedes.

Ainda durante a teleconferência, o ministro argumentou que o estado de calamidade pública pode ser decretado no país novamente em 2021, visto que os casos de Covid-19 têm crescido em alguns países.

O estado de calamidade pública será prorrogado?

De acordo com uma declaração feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em 17 de outubro, o parlamento brasileiro não tem a intenção de aprovar uma proposta de prorrogação do estado de calamidade pública.

"Hoje, conversando com investidores, deixei bem claro que a Câmara não irá, em nenhuma hipótese, prorrogar o estado de calamidade para o ano que vem", disse Maia em sua conta pessoal no Twitter.

Vale ressaltar ainda que o estado de calamidade pública no país está previsto para terminar em 31 de dezembro desse ano.

Caixa libera novos saques do Auxílio Emergencial

No dia 01 de dezembro, a Caixa Econômica Federal liberou os novos saques e transferências do Auxílio Emergencial para quem nasceu em outubro e não está cadastrado no Bolsa Família.

Conforme o calendário que será apresentado logo a seguir, você vai notar que ele faz parte dos ciclos de pagamentos três e quatro. Neles, todos os beneficiários (menos os do Bolsa Família) podem receber pelo menos uma parcela do auxílio, independente de qual seja essa parcela.

Vale destacar ainda que a Caixa já depositou em conta poupança os valores para todos os beneficiários dos ciclos três e quatro. Veja mais informações no calendário:

Mês de aniversário Depósito do ciclo 3 Depósito do ciclo 4 Saques
Outubro 28/out 16/nov 1º/dez
Novembro 29/out 18/nov 5/dez
Dezembro 1º/nov 20/nov 5/dez
Janeiro 30/set 30/out 7/nov
Fevereiro 5/out 4/nov 7/nov
Março 7/out 5/nov 14/nov
Abril 9/out 6/nov 21/nov
Maio 11/out 8/nov 21/nov
Junho 14/out 11/nov 24/nov
Julho 16/out 12/nov 26/nov
Agosto 21/out 13/nov 28/nov
Setembro 25/out 15/nov 28/nov

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique por dentro de outros assuntos que também podem ser do seu interesse nesse momento:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, não esqueça de enviar seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Entenda porque o preço do gás de cozinha aumentou

Conheça os 9 projetos que visam prorrogar o Auxílio Emergencial

MT lança o seguro-desemprego pela internet: confira

Programa de fidelidade da Americanas será gratuito para todos os clientes

Banco Inter faz parceria com Vítreo para oferecer fundos de criptomoedas

Governo edita Medida Provisória que facilitará o acesso a empréstimos

Confira o novo calendário do saque-aniversário do FGTS 2021

Governo inclui mais de 30 categorias autorizadas a trabalhar aos domingos e feriados

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Notícias sobre economia e finanças