Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Baby Boomers: saiba o que esse termo significa

Por Camila SilveiraPublicado em

Você sabe o que a palavra Baby Boomers significa? Pois bem, esse conceito representa a geração que nasceu após após a Segunda Guerra Mundial, até a metade do ano de 1960, e simboliza a explosão na taxa de natalidade que passou a existir depois da guerra nos Estados Unidos.

Diante desse cenário, os Baby Boomers viveram acreditando que naquela época haveria um milagre econômico e, também, uma explosão das estatais. E, apesar de isso ter acontecido no começo, as crises não demoraram para chegar.

Hoje, a maioria dos Baby Boomers que fazem parte de um grupo forte quando se trata de consumo e alto poder aquisitivo estão entrando na fase da terceira idade.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Entenda, uma das principais características que definem esse grupo de pessoas são os hábitos de consumo exigentes. No mercado de trabalho, eles são reconhecidos por serem fiéis às empresas e por permanecerem por muitos anos. Dessa forma, conseguiram alcançar os cargos mais altos.

No entanto, nos dias de hoje, eles precisam aprender a lidar com os conflitos de geração com as gerações X e Y. Até porque, cada uma possui uma visão e perspectiva diferentes sobre a vida e carreira.

Quais são as características dos Baby Boomers?

  • Criados sob a promessa de terem estabilidade econômica e melhores oportunidades;
  • Possuem facilidade para consumir;
  • Gostam da estabilidade financeira e são bem fiéis às empresas;
  • Não gostam de inovação e, por isso, acabam trabalhando demais;
  • Só consomem aquilo que já viram e não ligam para opiniões alheias.

Com todas essas características, podemos afirmar que os Baby Boomers influenciaram a forma como a televisão se adaptava às necessidades dos consumidores. E, embora tenha passado tanto tempo, sabemos que esse veículo de comunicação ainda é um dos mais utilizados pela população.

Baby Boomers e a Geração X

A Geração X, posterior aos Baby Boomers, nasceu entre os anos de 1965 e 1980. Ela é um pouco mais cética em relação às mudanças políticas e sociais e gostam de interagir com o novo. Uma das principais qualidades dessa geração é que ela possui mais foco na carreira e consegue subir de cargo com mais facilidade.

Baby Boomers e a Geração Y

Já a Geração Y, também conhecida por millennials, é a primeira a chegar na idade adulta após a virada do milênio. Pessoas que fazem parte dessa geração se preocupam em ser mais comprometidos com a coletividade, são mais otimistas com o futuro e possuem mais consciência ambiental/social.

Apesar de terem essas qualidades, são pessoas impacientes e imediatistas, principalmente pelo fato de buscarem constantemente mais informações. No mercado de trabalho, possuem algumas dificuldades com a hierarquia e preferem serviços mais informais.

Baby Boomers e a Geração Z

Por último, a Geração Z é composta pelos chamados "nativos digitais", que nasceram no final dos anos 90. Essas pessoas possuem mais afinidade com a tecnologia e, por isso, levam a vida sem diferença entre o online e o offline.

É importante ressaltar que essa geração está entrando no mercado de trabalho agora, porém são bastante proativos e empreendedores. Apesar disso, podem ser muito exigentes e imediatistas.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Tudo sobre o saque-aniversário do FGTS

Taxa CDI: guia completo

Tutorial, requisitos e obrigações para abrir MEI

Lomadee: veja como funciona a plataforma de marketing de afiliados

Saiba como emitir a segunda via da conta Vivo

Três formas de ganhar dinheiro com o App Clubhouse

Nota 200 reais: saiba como identificar uma cédula falsa

Nota de R$200: saiba tudo sobre

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras