Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Central anuncia QR Code do pagador e outras funções para 2021

Por Thais SouzaPublicado em

O Banco Central anunciou recentemente algumas novidades para o sistema de pagamentos Pix, uma delas é o QR Code do pagador, solução que permite transações financeiras mesmo sem conexão com a internet. Continue a leitura para conferir todos os detalhes. 

Banco Central lança QR Code do pagador no Pix

Com o objetivo de entregar um serviço cada vez mais amplo e eficiente para os clientes, em uma live realizada no dia 13 de abril, o Banco Central anunciou algumas novidades que devem ser incorporadas no Pix ainda em 2021. O QR Code do pagador é uma delas. 

Trata-se de uma funcionalidade que vai permitir pagamentos através do Pix mesmo quando o usuário estiver offline, ou seja, será possível pagar suas compras em estabelecimentos físicos ou fazer transferências mesmo quando você estiver sem conexão com a internet.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

De acordo com o assessor sênior de operações bancárias e de pagamentos do Banco Central, Breno Santana, o objetivo dessa funcionalidade é democratizar ainda mais o acesso dos brasileiros aos meios de pagamento eletrônicos, já que muitas pessoas contam com um pacote de dados mais restrito

"O pagamento instantâneo é um mundo digital, mas tem um segmento não desprezível da população que tem problema de pacote de dados", explica Breno Santana Lobo, assessor sênior de operações bancárias e de pagamentos do Banco Central. "Com essa solução, uma das pontas não precisa estar conectada para a operação ocorrer."

Outras funcionalidades para 2021

Além do QR Code do pagador, outras funcionalidades poderão iniciar suas operações ainda este ano no Pix, dentre elas estão: possibilidade de realizar saques em espécie pelo Pix e o Pix duplicata, que vai permitir o pagamento nos casos em que uma cobrança esteja vinculada a uma duplicata, proporcionando a antecipação de cobranças no Pix.

No entanto, até agora nenhuma das funções citadas tem data definida para estrear. O Banco Central argumentou apenas que elas estão em processo de estudos e desenvolvimento. 

Descomplicamos?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Aproveite e fique por dentro de outros assuntos em relação ao Pix: 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Marketing digital: House Academy lança curso gratuito

Aneel suspende corte de luz de famílias de baixa renda até setembro; entenda

Zoom: compre produtos na plataforma e ganhe até 7% de cashback

Banco digital: Volkswagen conta com nova modalidade voltada a caminhoneiros

Banco Central pretende lançar sistema que facilita devolução de dinheiro

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória; confira os prazos

Confira 21 opções de sites de emprego para quem está em busca de uma vaga

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica