Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline

Por Camila SilveiraPublicado em

O Banco Central anunciou mais uma novidade para o sistema Pix: a criação de um cartão, que poderá ser usado normalmente em máquinas de pagamento em lojas e outros estabelecimentos. Ele deve funcionar como um cartão pré-pago, no qual é necessário fazer uma recarga antecipada para o usuário poder usá-lo.

O propósito do Banco Central é facilitar os pagamentos offline. Sendo assim, quando o usuário quiser usar o dinheiro do Pix, e não tiver acesso a internet, ele poderá contar com o cartão, que funcionará por aproximação, sendo aceito na grande maioria dos estabelecimentos em território nacional.

Ainda não foram revelados grandes detalhes de como será esse cartão específico para o sistema Pix.

Até o momento, o dinheiro transferido por esse recurso fica guardado em algum banco da escolha do cliente, sendo que o valor pode ser usado pelo cartão regular, na função débito. O saque também está disponível em caixas eletrônicos que são compatíveis com o banco do cliente.

O Cartão Pix, por sua vez, será uma opção também para simplificar o cadastro, mesmo de pessoas que não tenham acesso facilitado aos bancos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

De acordo com uma declaração dada pelo presidente do BC, Roberto Campos, o cartão "vai funcionar como um cartão de ônibus, uma tecnologia supersegura. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando você voltar ao mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta".

Campos também afirma que o recurso pode chegar em breve, porém ainda não deu uma data exata. Além disso, deixou a entender que o Pix pode ter mais novidades no último trimestre de 2021.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 contas PJ que não cobram para receber Pix

Pix ou cartão de crédito: qual a melhor forma para parcelar compras?

Como localizar os estabelecimentos que aceitam Pix Saque e Pix Troco?

Digio oferece opção de Pix parcelado no cartão de crédito: conheça

É cliente Santander? Veja como parcelar Pix em até 24 vezes

Pix parcelado: como funciona e quais bancos oferecem o serviço?

Pix Pessoa Jurídica: existe alguma tarifa para o serviço?

O Pix ameaça a existência do boleto?