Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline
O Banco Central anunciou mais uma novidade para o sistema Pix: a criação de um cartão, que poderá ser usado normalmente em máquinas de pagamento em lojas e outros estabelecimentos. Ele deve funcionar como um cartão pré-pago, no qual é necessário fazer uma recarga antecipada para o usuário poder usá-lo.

O propósito do Banco Central é facilitar os pagamentos offline. Sendo assim, quando o usuário quiser usar o dinheiro do Pix, e não tiver acesso a internet, ele poderá contar com o cartão, que funcionará por aproximação, sendo aceito na grande maioria dos estabelecimentos em território nacional.
Ainda não foram revelados grandes detalhes de como será esse cartão específico para o sistema Pix.
Até o momento, o dinheiro transferido por esse recurso fica guardado em algum banco da escolha do cliente, sendo que o valor pode ser usado pelo cartão regular, na função débito. O saque também está disponível em caixas eletrônicos que são compatíveis com o banco do cliente.
O Cartão Pix, por sua vez, será uma opção também para simplificar o cadastro, mesmo de pessoas que não tenham acesso facilitado aos bancos.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
De acordo com uma declaração dada pelo presidente do BC, Roberto Campos, o cartão "vai funcionar como um cartão de ônibus, uma tecnologia supersegura. Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando você voltar ao mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta".
Campos também afirma que o recurso pode chegar em breve, porém ainda não deu uma data exata. Além disso, deixou a entender que o Pix pode ter mais novidades no último trimestre de 2021.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário