Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Central lança ferramenta que faz diagnóstico da saúde financeira do brasileiro; saiba mais

Por Camila SilveiraPublicado em

Foi lançada, na última segunda-feira, dia 19, uma ferramenta gratuita que faz o diagnóstico da saúde financeira dos consumidores brasileiros. Ela foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil e pela Federação de Bancos (Febraban) e também é conhecida como Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB).

Essa ferramenta de diagnóstico, junto com a educação financeira, poderá ajudar o consumidor brasileiro a equilibrar as finanças. 

Depois que o cidadão responder a 15 perguntas, o índice será calculado em uma escala de 0 a 100 pontos e, em seguida, a saúde financeira do usuário aparecerá, podendo ser classificada em:

  • Ótima;
  • Muito boa;
  • Boa;
  • Ok;
  • Baixa;
  • Muito baixa;
  • Ruim.

Ter um bom I-SFB, por exemplo, significa que o consumidor cumpre com suas obrigações financeiras, toma boas decisões relacionadas às finanças e sente-se seguro quanto ao presente e ao futuro financeiro.

Com essa ferramenta, o usuário ainda tem a possibilidade de acompanhar a evolução de sua situação financeira e, ao longo do tempo, compará-la com a média brasileira. Além disso, aqueles que não obtiveram um bom índice poderão buscar iniciativas de educação financeira para melhorar as finanças.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

"Esse índice vai permitir aos próprios cidadãos realizarem um diagnóstico de sua situação financeira e acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Com isso, os próprios cidadãos vão poder traçar objetivos e tomar melhores decisões de forma a ter uma gestão financeira mais eficiente e mais saudável", afirmou Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central.

Educação financeira e I-SFB

O Banco Central e a Febraban pretendem lançar em outubro a Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia. O objetivo é oferecer ações de educação financeira aos usuários, utilizando o I-SFB como principal ferramenta de diagnóstico da situação financeira de cada pessoa. O serviço será totalmente gratuito.

Como o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro foi construído?

Para desenvolver o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, foi feita uma pesquisa com 5.220 pessoas de diversas regiões, classes sociais e faixas etárias. 

O resultado mostrou que o I-SFB é de 57 pontos, indicando uma vida financeira equilibrada, porém com pouca margem para erros. No total, 48,3% dos entrevistados estão abaixo da faixa média e 41,6% estão acima.

Além disso, 69,4% têm gastos iguais aos ganhos ou gastam mais do que ganham; 58,4% afirmam que despesas e compromissos financeiros são motivos de estresse em casa; 62% consideram que a maneira como cuidam do dinheiro não os permite aproveitar a vida; 21,9% dariam conta de uma despesa inesperada; e 37,9% percebem que precisam de orientação.

"O índice também vai permitir que seja realizado um diagnóstico amplo da saúde financeira de toda a população brasileira. Para o sistema financeiro, esse diagnóstico vai possibilitar o desenho e a oferta de produtos e serviços financeiros mais adequados às reais necessidades de seus clientes e usuários", afirmou Maurício Moura.

"Para o setor público, o índice trará informações mais sólidas e o desenvolvimento e a melhora de políticas públicas voltadas à educação e à inclusão financeira", completou.

O índice foi desenvolvido ao longo de um ano com a participação de especialistas do setor financeiro e da academia. Assim, foi possível construir um modelo ajustado à realidade dos cidadãos brasileiros.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Os 5 principais erros na gestão financeira empresarial

Pagamentos digitais: quais os mais utilizados pelo e-commerce

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

5 alternativas para fugir dos juros altos

Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?

Perfis financeiros: saiba quem é você na hora de lidar com dinheiro

Dicionário financeiro: 20 expressões sobre dinheiro que todo brasileiro deve conhecer

3 investimentos para iniciantes com pouco dinheiro