Banco Central: quais são suas funções?
Alguma vez na vida, provavelmente, você já deve ter ouvido ou lido algo a respeito do Banco Central (BC), afinal, essa é a instituição bancária mais importante do país. No entanto, você sabe quais são suas reais funções dentro do sistema financeiro?
Para você entender tudo sobre o assunto e não ficar com dúvidas, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira quais são as atribuições do órgão.
Quais são as funções do Banco Central?
De modo geral, os Banco Centrais são um tipo de instituição presente na economia de diversos países, incluindo o Brasil. Em nosso país, o BC foi criado no ano de 1964 para acompanhar o desenvolvimento da economia.
De acordo com sua própria definição, o BC é responsável por regular o volume de dinheiro e de crédito da economia, assegurando estabilidade do poder de compra da moeda nacional. Além disso, ele também promove a eficiência e o desenvolvimento do sistema financeiro do país.

As funções do Banco Central
Além de implementar a política monetária, o BC é o responsável por emitir a moeda circulante no país, embora a impressão das notas seja feita pela Casa da Moeda, ele é a única autoridade que coloca em circulação novas notas.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Ou seja, ele comanda a impressão de novas cédulas e também retira de circulação as cédulas velhas, desgastadas, substituindo-as por novas, garantindo o funcionamento adequado da economia.
A seguir, você confere outras atribuições do Banco Central
Banqueiro do governo
O BC regula as movimentações orçamentárias do governo, já que as contas onde ficam o dinheiro público estão alocadas à instituição, ou seja, é de sua responsabilidade a administração do capital junto ao governo federal.
Além disso, o Banco Central está ligado à participação em leilões de Títulos Públicos federais em nome do Tesouro Nacional e na análise de financiamentos do setor público. Por fim, a instituição também atua como assessor para as decisões do governo, disponibilizando pesquisas com informações econômicas.
Banco referência
O Banco Central é um ponto de segurança para a atividade bancária, pois todo o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e o Sistema de Transferência de Reservas (STR) é monitorado pelo mesmo. Além disso, o BC opera diretamente outros dois sistemas dentro do SPB: o Sistema E
Além de dar suporte aos bancos, o BC também cria normas e fiscaliza as instituições, inibindo práticas abusivas ou ilícitas. Tal atribuição está ligada à estabilidade, competência e desenvolvimento do sistema financeiro do país.
Câmbio e reservas internacionais
O BC também é responsável pela política cambial e mantém a conta de reservas internacionais. Vale lembrar que as taxas de câmbio regulam diretamente o poder de compra do país, por isso, é o Banco Central que tem controle de tudo.
O Banco Central pode comprar ou vender dólares para atenuar oscilações bruscas na taxa de câmbio. A política cambial tem um papel complementar à política monetária porque, quando o real se deprecia em relação ao dólar, os preços aqui ficam mais altos, gerando inflação.
Resumidamente, podemos dizer que o BC realiza a manutenção de ativos em moedas internacionais.
- Banco Central do Brasil: conheça os telefones
- Site do Banco Central disponibiliza relatórios da sua vida financeira
- Verifique instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil
Serviços do Banco Central para a população
Além de todas essas funções citadas anteriormente, os cidadãos podem usar o site do Banco Central para realizar diversas pesquisas econômicas, como:
- Taxas de câmbio e conversor de moedas;
- Taxas de juros importantes para controle financeiro, como taxas de cheque especial, cartão de crédito, aquisição de bens e crédito pessoal;
- Tarifas bancárias e gratuidades;
- Simulações de aplicações e financiamentos.
Descomplicamos?
Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender melhor qual o papel do Banco Central no funcionamento do país. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo!
Até mais!
Deixe seu comentário