Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Central: quais são suas funções?

Por Nara LimaPublicado em

Alguma vez na vida, provavelmente, você já deve ter ouvido ou lido algo a respeito do Banco Central (BC), afinal, essa é a instituição bancária mais importante do país. No entanto, você sabe quais são suas reais funções dentro do sistema financeiro?

Para você entender tudo sobre o assunto e não ficar com dúvidas, preparamos este artigo. Continue a leitura e confira quais são as atribuições do órgão.

Quais são as funções do Banco Central?

De modo geral, os Banco Centrais são um tipo de instituição presente na economia de diversos países, incluindo o Brasil. Em nosso país, o BC foi criado no ano de 1964 para acompanhar o desenvolvimento da economia.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

De acordo com sua própria definição, o BC é responsável por regular o volume de dinheiro e de crédito da economia, assegurando estabilidade do poder de compra da moeda nacional. Além disso, ele também promove a eficiência e o desenvolvimento do sistema financeiro do país.

As funções do Banco Central

Além de implementar a política monetária, o BC é o responsável por emitir a moeda circulante no país, embora a impressão das notas seja feita pela Casa da Moeda, ele é a única autoridade que coloca em circulação novas notas.

Ou seja, ele comanda a impressão de novas cédulas e também retira de circulação as cédulas velhas, desgastadas, substituindo-as por novas, garantindo o funcionamento adequado da economia.

A seguir, você confere outras atribuições do Banco Central 

Banqueiro do governo

O BC regula as movimentações orçamentárias do governo, já que as contas onde ficam o dinheiro público estão alocadas à instituição, ou seja, é de sua responsabilidade a administração do capital junto ao governo federal.

Além disso, o Banco Central está ligado à participação em leilões de Títulos Públicos federais em nome do Tesouro Nacional e na análise de financiamentos do setor público. Por fim, a instituição também atua como assessor para as decisões do governo, disponibilizando pesquisas com informações econômicas. 

Banco referência

O Banco Central é um ponto de segurança para a atividade bancária, pois todo o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e o Sistema de Transferência de Reservas (STR) é monitorado pelo mesmo. Além disso, o BC opera diretamente outros dois sistemas dentro do SPB: o Sistema E

Além de dar suporte aos bancos, o BC também cria normas e fiscaliza as instituições, inibindo práticas abusivas ou ilícitas. Tal atribuição está ligada à estabilidade, competência e desenvolvimento do sistema financeiro do país.

Câmbio e reservas internacionais

O BC também é responsável pela política cambial e mantém a conta de reservas internacionais. Vale lembrar que as taxas de câmbio regulam diretamente o poder de compra do país, por isso, é o Banco Central que tem controle de tudo.

O Banco Central pode comprar ou vender dólares para atenuar oscilações bruscas na taxa de câmbio. A política cambial tem um papel complementar à política monetária porque, quando o real se deprecia em relação ao dólar, os preços aqui ficam mais altos, gerando inflação.

Resumidamente, podemos dizer que o BC realiza a manutenção de ativos em moedas internacionais.

Serviços do Banco Central para a população

Além de todas essas funções citadas anteriormente, os cidadãos podem usar o site do Banco Central para realizar diversas pesquisas econômicas, como:

  • Taxas de câmbio e conversor de moedas;
  • Taxas de juros importantes para controle financeiro, como taxas de cheque especial, cartão de crédito, aquisição de bens e crédito pessoal;
  • Tarifas bancárias e gratuidades;
  • Simulações de aplicações e financiamentos.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender melhor qual o papel do Banco Central no funcionamento do país. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo!

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Juros compostos: o que são e como afetam a sua vida financeira?

Veja como descobrir o seu índice de saúde financeira

Muito além do amor: conheça os gastos de ter um animal de estimação

Score de e-mail: entenda como funciona e seus benefícios

“Boleto é cringe”: entenda a relação da geração Z com o dinheiro

O que é o INPC e como ele afeta a sua vida?

O que é Bitcoin?

Mercado financeiro: como ele funciona?