Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Central vê crise hídrica mais como problema de preço do que de racionamento

Por Nara LimaPublicado em

Ao falar no evento Estadão Finanças Mais, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pontuou que a última bandeira da crise hídrica teve impacto direto e forte sobre a inflação. Campos Neto ainda afirmou que vê a crise hídrica mais como um tema voltado para os preços do que de racionamento.

Durante o evento, foi apontado que a crise hídrica, associada aos diversos reajustes de bandeira vermelha, impactou diretamente a inflação no país. Isso porque os preços de energia elétrica se disseminam de acordo com as cadeias produtivas. 

"Vamos acompanhar, muito importante acompanhar essa parte hídrica nos próximos meses. Lembrando que a gente ainda entende que é mais um tema de preço do que de racionamento porque, se a gente tem uma chuva, mesmo que seja um pouco abaixo da média, ainda assim os reservatórios ficam acima de 10%", informou o presidente do Banco Central. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Durante o evento, ele ainda afirmou que o aumento do preço da eletricidade também influenciará na inflação em 2022, segundo as expectativas. De acordo com o BC, o IPCA para o próximo ano é mais baixo do que o que é visto pelo mercado atualmente. O Boletim Focus mais recente informou que, atualmente, o IPCA se encontra em 3,95%. Para 2022, a autoridade monetária previu a queda para 3,5%.

Informamos? 

Essas e diversas outras notícias a respeito do mercado financeiro você encontra aqui no blog da Foregon. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. 

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Uber cobrará mais caro para quem quer ser atendido com prioridade; entenda

INSS garante direitos para motoristas de aplicativo

Méliuz: novo cartão deve ser lançado em janeiro 2022

Vivo oferece vagas de emprego presencial e home office; confira

Banco BV oferece novas funcionalidades através do teclado do celular: entenda

Nubank permitirá compra e venda de ações direto no aplicativo: saiba mais

PIS/Pasep 2022: veja quais são os valores previstos

Vale-gás: o valor pode cair somente R$ 1,36 para beneficiados