Banco digital versus Banco tradicional
O banco digital é uma realidade cada vez mais presente na rotina do brasileiro. Entre 2017 e 2018, houve um crescimento de 147% no número de agências digitais no país — e especula-se que o número de adeptos às contas exclusivamente online alcance o número de 44 milhões de usuários entre 2020 e 2021.

Entretanto, ainda existe bastante confusão quanto ao que significa e diferencia um banco digital de um banco tradicional. A seguir, vamos explicar cada uma delas.
Cobrança de tarifas
Muito da popularidade do banco digital se deve à diferença na cobrança de tarifas quando comparadas com o banco tradicional. Alguns exemplos disso:
- Taxa de anuidade do cartão de crédito;
- Custos para transferências entre instituições bancárias diferentes.
No banco digital, por exemplo, a oferta de cartões de crédito sem a cobrança de anuidade foi um diferencial que despertou o interesse do consumidor rapidamente.
Atendimento
Banco digital e banco tradicional também divergem no que diz respeito ao atendimento. Enquanto o primeiro se concentra exclusivamente em canais online, como chats e e-mail, o segundo ainda oferece o atendimento presencial e também o contato telefônico como meios complementares.
Acontece que a ausência de uma agência física entre os bancos digitais faz com que as empresas tenham que transformar o atendimento online em algo passível de solução nos seus canais de atendimento digitais.
Assim, não existe a necessidade de ir a uma agência ou esperar pelo atendimento com o telefone pendurado no ouvido.
Educação financeira
Pouco acostumado à educação financeira, o brasileiro encontrou uma solução em curto e médio prazos com o auxílio do banco digital.
Em parte, isso acontece porque os recursos de suas ferramentas online contribuem com o controle das finanças — como relatório de gastos e comparativos com o seu histórico de faturas para identificar, facilmente, para onde o usuário tem direcionado a sua renda.
Essas soluções, nos bancos tradicionais, ainda são pouco exploradas.
Prós e contras
O banco tradicional ainda é uma alternativa válida para quem gosta do atendimento presencial. Isso, por um lado, pode gerar relacionamento entre gerente e clientes, por exemplo. Por outro lado, torna todos os processos mais lentos. Basta fazer uma rápida comparação de como eram operações muito simples no passado e como elas são hoje.
Diversas operações que dependiam de um diálogo com o gerente nos bancos tradicionais, como aumento e redução de limite ou pedido de empréstimo, nos bancos digitais são feitos instantaneamente pelo app do celular. Isso é possível por meio de tecnologias de última geração. O Banco PAN, que tem app para Android e iOS, é um exemplo desse tipo de serviço.
Deixe seu comentário