Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Banco Inter, Santander e Itaú antecipam o pagamento da restituição do IR 2021

Por Nara LimaPublicado em

Ao declarar o Imposto de Renda, contribuintes que pagaram mais do que deviam à Receita Federal recebem de volta o valor corrigido. No entanto, o pagamento costuma levar um certo tempo. Em 2021, o Banco Inter, Itaú e Santander se organizaram para realizar a restituição de forma mais rápida para aqueles que precisam do valor com urgência.

Dividida em cinco lotes, a restituição acontecerá entre os meses de maio e setembro. Vale lembrar que, quanto antes for feito o envio da declaração do IR 2021, mais rápida será a restituição. Continue lendo e confira como fazer a solicitação em cada banco.

Banco Inter

Poderão solicitar a antecipação do IR usuários correntistas que utilizam a conta digital do Banco Inter há, pelo menos, seis meses. É necessário cadastrar os dados pessoais da conta ao enviar a declaração do IR.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

É importante salientar que se o contribuinte não enviou seus dados bancários no momento da entrega do documento, na retificação é possível fazê-lo.

A solicitação é feita de modo online e o cliente pode entrar em contato com a central de atendimento do banco caso surja algum tipo de dúvida. A linha de crédito do Banco Inter possui taxas a partir de 3,49% ao mês.

Itaú

Clientes do banco Itaú devem indicar a instituição para receber o pagamento da Receita Federal. Caso aprovado, o valor da restituição do IR é depositado na hora na conta corrente.

Para contratar o empréstimo, o contribuinte deverá apresentar o recibo de entrega da declaração e indicar a numeração da conta correspondente. É possível realizar a movimentação pelo App Itaú, Internet Banking ou os caixas eletrônicos das agências.

O banco Itaú realiza o pagamento da restituição em apenas uma parcela. O limite é de até R$ 5 mil para clientes Varejo e Uniclass, e pode chegar a R$ 10 mil para clientes das contas Personnalité. A taxa de juros é a partir de 1,73% ao mês.

Santander

Correntistas do banco Santander poderão usufruir com a antecipação de até 100% da restituição do IR, se indicarem a instituição ao realizar a declaração. O valor será depositado integralmente na conta corrente logo após à análise de crédito e sua aprovação.

Com parcela única, o valor da restituição é depositado na conta solicitada até o último lote da restituição previsto pela Receita Federal, o prazo máximo para pagamento é outubro de 2021.

É possível realizar a solicitação da restituição acessando os canais digitais do banco ou comparecendo a qualquer agência Santander. Os juros cobrados são a partir de 1,69% ao mês.

Antecipar a restituição do IRPF 2021 é uma boa ideia?

A antecipação do Imposto de Renda é um empréstimo pessoal que conta com a incidência de juros. Por isso, é preciso analisar suas necessidades e entender se o dinheiro da restituição irá ou não fazer falta de forma imediata. Se a resposta for sim, a antecipação pode ser considerada.

Facilitamos a sua vida?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pronampe 2021: linha de crédito para pequenas empresas

Conta bloqueada no App Caixa Tem pode ser liberada nas lotéricas

Abertura de vagas de emprego cresce 45%; confira os cargos em alta

Rendimento do Tesouro Selic é menor que poupança em abril

Auxílio Merenda 2021: saiba como receber

Banco Central: PIX é seguro, golpes se aproveitam do usuário

Estimativa da inflação sobe para 5,04% em 2021

WhatsApp: aplicativo passa a permitir envio de dinheiro