Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Banco Itaú também pretende dominar o WhatsApp Pagamentos

Por Camila SilveiraPublicado em

Nas últimas semanas, o WhatsApp Pagamentos foi liberado novamente no Brasil e com mais bancos parceiros do que antes.

Desta vez, as empresas Mercado Pago, Banco Inter, Bradesco, entre outras, estão participando, inclusive o Itaú, que está com o propósito de se tornar o líder nessa forma de transações. Nas carteiras digitais Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay, ele já responde por maior parte do faturamento.

O diretor de pagamentos e negócios digitais do Itaú, Rubens Fogli, anunciou esse propósito em uma entrevista ao Tecnoblog. De acordo com ele, a finalidade é oferecer uma melhor experiência ao cliente e a estratégia é pensar no longo prazo.

O diretor ainda cita o exemplo do Apple Pay: "os bancos brasileiros estavam hesitando em oferecer suporte; sabe-se que a Apple cobra uma taxa das instituições financeiras. O Itaú achou que deveria entrar nessa e fez o lançamento em 2018; dois anos depois, tivemos outra parceria entre as duas empresas, o programa iPhone pra Sempre".

Itaú é lider no Samsung, Google e Apple Pay

Atualmente, o banco Itaú é responsável por mais de 70% do faturamento das carteiras digitais da Samsung, Google e Apple. De todos os cartões cadastrados nesses produtos, 35% são do banco.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A quantidade de clientes do Itaú cadastrados nessas carteiras digitais triplicou de 2019 a 2021, indo de dois milhões para 6,5 milhões. Fogli observa que quando as pessoas cadastram o cartão nesse serviço, dificilmente retiram.

É importante esclarecer que mesmo os produtos gratuitos como a iConta e cartões de crédito sem anuidade podem usar carteiras como o Apple Pay. O diretor esclarece que o Itaú não enxerga isso como produtos separados e "quer todos os clientes na mesma jornada".

Para o executivo, a integração ao WhatsApp Pagamentos encerra um ciclo com um alcance maior que Google, Samsung e Apple. O aplicativo possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e está presente em 98% dos celulares brasileiros.

O WhatsApp Pagamentos hoje só permite transações peer-to-peer (P2P), ou seja, de uma pessoa para outra. O próximo passo será comprar e vender produtos com pagamento pela plataforma. O diretor relata ao Tecnoblog que o banco já está tecnicamente pronto para implementar essa funcionalidade.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios