Foregon.comConteúdos

Banco ou financeira: veja de quem é melhor contratar empréstimo

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Contratar um empréstimo é algo que requer muita cautela e pesquisa, para não cair em golpes ou sair no prejuízo com os juros. O processo de pesquisa envolve encontrar uma instituição financeira que ofereça boas condições de acordo com seu objetivo. Mas, afinal, com quem é mais vantajoso contratar empréstimo: bancos ou financeiras?

Empréstimo em bancos

Os bancos costumam ser a primeira opção das pessoas que buscam por empréstimos, já que são grandes instituições e, por isso, oferecem maior segurança. Em contrapartida, contratar um empréstimo no banco é algo muito mais burocrático do que em financeiras.

Geralmente, o crédito já é pré-aprovado para quem é cliente da instituição financeira – e precisa ser um bom cliente. Isso quer dizer que o banco possui os dados sobre a forma em que você realiza seus pagamentos e essas informações influenciam diretamente na concessão ou não do seu empréstimo. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Financeiras de empréstimos 

Uma opção um pouco menos conhecida, porém menos burocrática que os bancos, as financeiras oferecem uma diversidade de serviços, como: empréstimos de várias modalidades, investimentos, cartões de crédito, seguros, dentre outros. 

Na prática, o empréstimo através das financeiras funciona da mesma forma que nos bancos. Elas são fiscalizadas e reguladas pelo Banco Central, oferecendo a mesma segurança. 

Mas fique atento, o fato das financeiras serem reguladas pelo Banco Central não quer dizer que não existam fraudadores querendo aplicar golpes. Por isso, antes de contratar qualquer serviço é fundamental realizar uma boa pesquisa. 

As financeiras são conhecidas por oferecerem produtos e serviços com maior praticidade e facilidade. A análise de crédito é menos rígida e, muitas vezes, aceita até negativados. 

Bancos ou financeiras: de qual é melhor solicitar empréstimo?

Não existe certo ou errado quando se trata desse assunto. Uma vez que a financeira ou o banco são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central, ambas se tornam boas opções. 

A melhor opção varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, se você é negativado, dificilmente irá conseguir um empréstimo em banco. Portanto, as financeiras podem ser uma boa alternativa. 

Quanto aos juros, os bancos oferecem taxas mais baixas para quem já é correntista da instituição e paga suas contas em dia. 

Nas financeiras, como a análise de crédito é menos rígida, o risco de inadimplência é maior. Portanto, as taxas de juros costumam ser maiores que em bancos, mas claro, tudo varia conforme o perfil do cliente.

Considerações finais

Como podemos ver, não há como dizer qual é melhor ou pior. Isso vai depender de como anda a sua imagem no mercado (score de crédito), a modalidade de empréstimo que você quer contratar e também seus objetivos financeiros. 

Ou seja, se você quer empréstimo para negativado ou mais facilidade na contratação, procure uma financeira. Se quer juros menores, procure o seu banco. 

A verdade é que a melhor forma de descobrir qual é o lugar ideal para contratar o seu empréstimo é buscar o maior número de opções que puder, juntar as ofertas e comparar. 

No site da Foregon você pode consultar gratuitamente seu score de crédito e ainda ter acesso aos produtos e serviços que mais se encaixam com o seu perfil, aumentando as chances de ter a sua solicitação aprovada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima! 😉 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Empréstimo

    Empréstimo para negativados do BB: condições e como contratar

  • Empréstimo

    Empréstimo para MEI: conheça a linha de crédito que oferece até R$ 50 mil

  • Empréstimo

    Banco do Brasil: empréstimo para negativados com até 180 dias para pagar

  • Empréstimo

    Senado aprova empréstimo para empresas via maquininha de cartão

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Empréstimo