Banco subiu limite do cartão de crédito? Veja quais cuidados tomar
Nos últimos dias, alguns clientes do C6 Bank e Nubank relataram que seus limites no cartão de crédito aumentaram consideravelmente. Em certos casos, o limite chegou a triplicar. Nessas situações é necessário redobrar o cuidado com seus gastos, afinal, o cartão de crédito não é um complemento da sua renda e o uso irresponsável pode acabar te deixando inadimplente.

Pensando nisso, neste artigo você vai conferir os principais cuidados que deve tomar após receber um aumento de limite. Vamos lá?
O que você procura?
Cuidados necessários com limite alto no cartão de crédito
Faça um planejamento financeiro de acordo com sua renda
O erro de muitas pessoas é achar que o limite do cartão de crédito é uma renda complementar. Porém, é só uma forma de gastar e ter mais prazo para pagar. Para que você não entre em dívidas, o ideal é fazer um planejamento financeiro de acordo com sua renda.
Calcule todo o dinheiro que entra e sai do seu orçamento mensal, como as contas fixas de aluguel, energia, internet, dentre outras. O que sobrar desse valor, você poderá separar 30% para gastos com o cartão de crédito.
Mas, se você tem mais de um cartão, é preciso aplicar essa regra considerando todos os cartões juntos, ou seja, o limite somado de todos os cartões não deverá ultrapassar 30% de sua renda líquida.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Não use cartão de crédito em compras rotineiras
Na hora de comprar o cafézinho na padaria, produtos no supermercado ou outros gastos recorrentes, o ideal é evitar utilizar o seu limite no cartão de crédito. Você pode guardar o seu limite alta para emergências, por exemplo: se sua geladeira quebrar, talvez você precise usar o cartão de crédito para comprar uma nova em parcelas.
Estabeleça seu próprio limite
Se ao fazer o planejamento financeiro você percebeu que seu limite não é compatível com sua renda, você pode diminuir o seu limite no App do seu banco. Atualmente a maioria dos bancos oferecem o serviço de ajuste de limite.
Assim, você não corre o risco de gastar mais do que deve e depois não conseguir pagar o total da fatura. Quando isso acontece você pode acabar caindo em parcelamentos ou no pagamento mínimo, em que os juros são altíssimos e as chances de ficar inadimplente são maiores.
Quando é bom e quando é ruim ter um limite alto?
Ter um limite de crédito alto é bom quando você quer fazer uma compra grande ou para comprar bens e serviços e parcelar, sem comprometer tanto o orçamento mensal.
Porém, da mesma forma que seu cartão de crédito pode ser um grande aliado, se não for usado com responsabilidade, pode se tornar o vilão da sua vida financeira. Se o consumidor está endividado, um limite elevado no cartão pode fazer a dívida aumentar, virando uma bola de neve.
Por isso, use seu limite com consciência e lembre-se sempre de que esse dinheiro é do banco, e que você terá que pagar o valor na próxima fatura.
Leia também
No blog da Foregon você encontra esses e outros conteúdos para sua educação financeira. Aproveite e leia também:
- Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo;
- Como funciona o limite do cartão de crédito? Guia definitivo;
- Existe cartão de crédito sem limite?.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário