O que são bancos comerciais?
Você precisa de ajuda para encontrar o recurso financeiro ideal, de acordo com a sua necessidade? O que muitos não sabem é a importância de procurar o lugar certo para atender esse tipo de demanda. No artigo que preparamos, vamos falar especialmente dos bancos comerciais e qual é o objetivo deles. Acompanhe, logo abaixo:

O que você procura?
Definição de bancos comerciais
O banco comercial é definido por ser uma instituição que presta serviço de intermediação entre a oferta e a procura de recursos financeiros como, por exemplo: a captação de depósitos à vista, liberação de empréstimos a pessoas físicas e jurídicas, financiamento e opções de investimentos.
Isso significa que essas agências são destinadas a realizar atividades financeiras básicas. Além disso, para o Banco Central do Brasil, estas instituições podem ser privadas ou públicas, tendo como finalidade proporcionar o suprimento de recursos necessários para financiar a curto e a médio prazos:
- O comércio;
- Indústria;
- Empresas prestadoras de serviços;
- Pessoas físicas e terceiros em geral.
O que eles fazem?
Por serem a base do sistema monetário, os bancos comerciais atuam na função de intermediários, recebendo recursos de quem tem (captação) e os distribuem através do crédito seletivo a quem necessita, criando moeda através do efeito multiplicador de crédito.
Diferente dos bancos específicos como os de Investimento, Sociedades de Crédito Imobiliário ou Financeiras, estas instituições costumam oferecer uma variedade de serviços. Em geral, os bancos comerciais realizam as seguintes atividades:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Processamento de pagamentos e transferências de crédito;
- Captação de depósitos à vista;
- Empréstimos;
- Fornecimento de documentos tais como cartas de crédito, garantias, cauções e subscrição de títulos;
- Guarda de documentos e valores em cofres;
- Emissão de cheques de correntistas, cheques interbancários e cheques administrativos;
- Venda de seguros, fundos de investimento e similares;
- Abertura de Contas Corrente e Poupança;
- Financiamentos específicos (imobiliário, rural, repasses do BNDES) e muito mais.
É a escolha certa para o que você precisa?
Como você viu, os bancos comerciais são essenciais para auxiliar na vida financeira das pessoas. Porém, dependendo do que você precisa, esta pode não ser a melhor alternativa. Se a sua intenção é procurar opções de investimentos, talvez seja melhor optar por corretoras de valores, já que nelas, você tem a chance de encontrar aplicações mais rentáveis.
Agora que você já conferiu os principais detalhes do que é um banco comercial, separamos outros conteúdos para completar sua leitura:
- Descubra sete curiosidades sobre o mercado financeiro;
- Verifique instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil;
- Conheça os principais códigos de bancos e evite fraudes;
Qualquer dúvida, é só perguntar pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário