BC anunciou o lançamento oficial do Open Finance; confira detalhes
Recentemente, o Banco Central anunciou o lançamento oficial do Open Finance, sistema financeiro gratuito, que oferece autonomia para os consumidores gerenciarem suas finanças.

Ao compartilhar os dados, o usuário pode consultar suas informações financeiras, de todas as instituições participantes, em uma única plataforma, e consegue ter acesso a produtos e serviços com melhores condições.
A novidade foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) através da Resolução Conjunta nº de 24/3/2022. Tal normativa troca, definitivamente, o nome Open Banking para Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, que dá um entendimento melhor sobre a união das informações financeiras dos consumidores brasileiros.
De acordo com a Resolução Conjunta, o Open Finance é um "compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistema". Para o Banco Central, a substituição dos nomes facilitará a compreensão dos brasileiros em relação aos objetivos do programa.
"A profusão de terminologias (Open Banking e Open Finance) torna o entendimento da iniciativa mais complexo, podendo, inclusive, afetar, por parte dos clientes, a predisposição à utilização de produtos e serviços", afirmou o BC.
Além disso, a entidade confirmou que segue conversando com órgãos com o o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), para que futuramente o Open Finance opere em conjunto com o Open Insurance, que é o sistema unificado de informações de clientes com planos de seguros.
Gostou do conteúdo?
Nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre finanças e economia, bem como te auxiliar a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário