Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

BC eleva Selic para 5,25%, o maior aumento em 18 anos

Por Thais SouzaPublicado em

O Comitê de Política Monetária (Copom) decide como ficará a Taxa Selic em uma reunião que acontece a cada 45 dias. Desta vez, o órgão decidiu, de forma unânime, em elevar a taxa básica de juros da economia brasileira em um ponto percentual, passando de 4,25% para 5,25% ao ano.

Copom eleva Taxa Selic para 5,25% ao ano

Com o novo reajuste, a Taxa Selic passa para o seu maior nível desde outubro de 2019, quando estava em 5,5% ao ano. A alta direta de um ponto percentual em relação à meta anterior chocou economistas do mercado financeiro, sendo considerada a maior em 18 anos, algo que não acontecia desde 2003.

A decisão foi anunciada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central na noite do dia 4 de agosto. De acordo com o BC, em nota, a inflação, as tarifas e o aumento no preço dos alimentos resultou na decisão.

"A inflação ao consumidor continua se revelando persistente. Além disso, há novas pressões em componentes voláteis, como a possível elevação do adicional da bandeira tarifária e os novos aumentos nos preços de alimentos, ambos decorrentes de condições climáticas adversas", disse o Banco Central.

O Banco Central ainda deixou em aberto a possibilidade de uma nova elevação da mesma magnitude na próxima reunião do Copom, que acontecerá daqui 45 dias, que elevaria a Taxa Selic para 6,25% ao ano.

Quarta alta seguida da Selic no país

De agosto de 2020 a março de 2021, a Taxa Selic permaneceu em 2% ao ano. Mas desde então, o Banco Central vem decidindo pela elevação dos juros. É a quarta reunião consecutiva em que o Copom decide pela alta. Confira:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • 17 de março de 2021: 2,75% ao ano;
  • 5 de maio de 2021: 3,50% ao ano;
  • 16 de junho de 2021: 4,25% ao ano;
  • 4 de agosto de 2021: 5,25% ao ano.

Leia também

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios