BC vai liberar estorno de dinheiro pelo Pix em caso de fraudes ou falhas
Recentemente, o Banco Central anunciou algumas novidades que devem integrar o sistema de pagamentos instantâneos Pix ainda este ano. Uma delas é a possibilidade de estorno ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas dos bancos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que você procura?
O Pix é 100% seguro?
O Pix começou a funcionar em novembro de 2020 e rapidamente se popularizou por conta da facilidade e rapidez. Trata-se de um sistema de pagamentos criado pelo Banco Central que permite os usuários realizarem transferências e pagamentos a qualquer dia e horário, inclusive em finais de semana e feriados. Os valores pagos ou transferidos caem na conta do destinatário em até dez segundos.
Porém, com toda essa facilidade, criminosos podem acabar se aproveitando para aplicar golpes. De forma geral, o Pix é seguro, mas algumas pessoas podem sofrer golpes de estelionatários que entram em contato com as vítimas para conseguir informações e, assim, utilizá-las para aplicar golpes através sistema de pagamentos. Os mais comuns são:
- Golpe da clonagem do WhatsApp: os criminosos clonam a conta do WhatsApp das vítimas e mandam mensagens para seus contatos pedindo dinheiro emprestado por transferência via Pix;
- Golpe do perfil falso no WhatsApp: o golpista escolhe uma vítima, pega a foto dela e insere no WhatsApp de um número qualquer e descobre os contatos dessa pessoa através das redes sociais. A partir daí ele manda mensagens falando que trocou de número e pedindo dinheiro emprestado pelo Pix;
- Golpe das falsas centrais de atendimento: o golpista entra em contato com a vítima fingindo ser funcionário do banco em que ela é cliente. Então ele oferece ajuda para que o cliente cadastre a chave Pix ou diz que o usuário precisa fazer um teste para regularizar o cadastro, induzindo a vítima a fazer uma transferência.
Estorno no Pix em caso de fraudes ou falhas operacionais
Visto isso, o Banco Central divulgou que irá adicionar uma nova função ao Pix, que fará a devolução ágil do dinheiro do usuários em casos de falhas no sistema operacional do banco ou em casos de indícios de fraude. A previsão de lançamento dos estornos do Pix é para o quarto trimestre deste ano.
Uma outra medida que muitos bancos estão adotando é o ajuste do valor máximo de transações diárias para o Pix. Ou seja, o usuário pode diminuir os limites nos próprios aplicativos das instituições financeiras, assim não será possível realizar pagamentos e transferências que ultrapassem o limite diário estabelecido pelo consumidor. Já os aumentos precisam ser avaliados pelos bancos.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Leia também
No blog da Foregon você encontra conteúdos relacionados para se manter sempre bem informado em relação ao universo financeiro. Aproveite e leia também:
- O PIX pode parar? Entenda o que está acontecendo;
- Pix terá novas funções liberadas em breve: saiba mais.
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário