Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Por VoittoPublicado em

Alimentos, animais e serviços. Antigamente, o comércio funcionava através do escambo, ou seja, antes do advento do "dinheiro", as pessoas precisavam trocar mercadorias para adquirir o que necessitavam.

Com o aumento da população, surgiu a necessidade de criar um objeto que identificasse a economia local e que pudesse ser usado para trocas comerciais. Assim, a troca de mercadorias foi substituída pelo pagamento em ouro e prata, em outras palavras, o mundo começava a ver suas primeiras versões monetárias. 

Apenas no início do século XX os governos começaram criar suas próprias moedas que, até hoje, são a forma de pagamento mais utilizada. Ainda que atualmente exista o dinheiro "virtual" que é movimentado fora do espectro físico, o dinheiro ainda é utilizado da mesma maneira como foi pensado há um século atrás. 

Graças aos avanços tecnológicos, foi possível a criação de uma moeda internacional, digital e totalmente descentralizada, ou seja, que não possui controle governamental ou bancário. Sabe de qual estamos falando? Sim, da criptomoeda mais famosa do mundo, o Bitcoin! 

Mas será que essa criptomoeda realmente vale a pena e veio pra ficar?

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Fernando Ulrich, um dos maiores especialistas em criptomoedas no Brasil, não só conta em seu livro, "Bitcoin: A Moeda da Era Digital", toda a história do Bitcoin como também explica as vantagens e desvantagens de investir neste meio monetário.

Quer conferir o que um especialista tem a dizer sobre o assunto antes de investir nesta moeda? Continue a leitura!

1. Não é uma moeda vulnerável

Muitos brasileiros já passaram pela experiência de olhar o extrato da conta e perceber um valor saindo periodicamente sem saber do que se trata essa movimentação.

Quase sempre esse valor diz respeito a uma taxa de notificação para receber SMS, ou uma cobrança por realizar mais transações do que é permitido no mês. Os bancos costumam cobrar valores sem a autorização dos clientes já que muitos não conhecem a fundo seus direitos.

Esse tipo de movimentação não autorizada não acontece com quem investe no Bitcoin, afinal, ele não está sob o controle de terceiros e só você pode mexer no seu dinheiro. 

2. Não pode ser considerada dinheiro

Fernando Ulrich explica que três características essenciais definem o que realmente é dinheiro: liquidez, reserva de valor e custos de transação. Desta forma, o autor explica que o Bitcoin já possui os dois primeiros requisitos, e que para atingir o terceiro só falta a aceitação do público.

Sabemos que o desconhecido é assustador, dessa forma, desmistificar e popularizar o Bitcoin é imprescindível para a sua popularização. 

3. É uma moeda divisível

Já parou para pensar que o ouro é uma moeda de troca divisível, mas que o dinheiro físico ou virtual não é? 

Diferentemente de nosso sistema monetário atual em que cada cédula possui um valor próprio e existem limites de divisão, o Bitcoin apresenta melhores possibilidades de divisão.

Não consegue visualizar como funciona essa vantagem? Tente imaginar a possibilidade de dividir R$0,01 centavo por 5 pessoas.  

4.  É uma moeda internacional 

Se você já viajou para outro país, provavelmente você sofreu ou ficou feliz na hora de realizar o câmbio. Já que diferentes moedas possuem diferentes variações cambiais.

No entanto, uma vez que o Bitcoin não é uma moeda governamental, ou seja, não é controlada pelo governo, ela se torna uma moeda internacional, portátil e com o mesmo valor em qualquer lugar do mundo.

5. É o futuro da tecnologia 

Há poucos anos não poderíamos imaginar realizar transações fora dos caixas eletrônicos das agências. Não muito tempo atrás surgiram os aplicativos de banco para celulares que se fortaleceram durante a pandemia. 

Hoje em dia, com a tecnologia, nem precisamos mais do nosso cartão de crédito físico para realizar pagamentos em lojas, basta cadastrar o cartão em um celular que tenha NFC e pronto! Você paga qualquer coisa apenas aproximando seu celular na maquininha. 

Não vamos nem mencionar o PIX que, de certa forma, substituiu as custosas e demoradas transações em TED e DOC. 

A tecnologia tem nos proporcionado cada vez mais comodidade e benefícios, e o Bitcoin é apenas mais um passo nesse processo. O desconhecido pode causar medos, mas os corajosos usufruem de seus benefícios por mais tempo, basta investir na hora certa e na ideia certa!

Não perca dinheiro por falta de conhecimento!

Lembra do confisco da poupança em 1990? Já parou para pensar em quantas pessoas passaram a não confiar seu dinheiro aos bancos depois desse episódio?

E os bancos virtuais? Muitas pessoas ainda não utilizam esses bancos por medo do novo graças à falta de conhecimento, sendo que eles nem apresentam taxa para o uso. 

Para terminar, nem precisamos ir tão longe na história para perceber que tudo que é novo causa estranhamento e medo, afinal, quantas pessoas não desconfiaram que perderiam dinheiro após a implementação do PIX?

A falta de conhecimento leva a população a temer o novo e com o Bitcoin acontece o mesmo!

Então, que tal aprofundar seus estudos nessa criptomoeda? Quem sabe não é nela que você encontrará a liberdade financeira que tanto almeja! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que 

oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Inflação: imprimir dinheiro é prejudicial para a economia?

Não é preciso muito dinheiro para investir em cripto

Qual é o futuro da mineração de criptomoedas?

Você soube do hard fork da Ethereum?

Dividendos: o que é e como funciona o investimento em renda passiva?

Quem pode ganhar adicional de 25% na aposentadoria?

Corretoras de Criptomoeda: Como evitar ciladas? Veja algumas dicas