Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Bloqueio judicial de conta corrente: como funciona?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

O bloqueio judicial em uma conta corrente funciona como um congelamento desses recursos. Essa atitude só pode ser tomada diante de uma ação da justiça e são administrados por um sistema chamado BacenJud. Entenda como funciona esse processo, neste artigo. 

Bloqueio judicial de conta corrente 

BacenJud é um sistema de parceria entre o Banco Central (Bacen) e o Conselho Nacional de Justiça. As instituições financeiras recebem a ordem judicial para o bloqueio da conta e precisam cumpri-la imediatamente. Por ser um sistema online, as organizações recebem a notificação de forma rápida.

O cliente então, fica incapacitado de fazer operações e transações com a conta corrente congelada, até que haja a liberação da justiça para as movimentações.

Quando uma conta é bloqueada pela justiça? 

O bloqueio judicial de uma conta pode ocorrer por possíveis cobranças de dívidas na Justiça. Quando um cliente não honra com suas pendências financeiras com o banco, a instituição têm o direito de iniciar uma ação judicial.

Cabe então à um juiz autorizar a busca de valores em outras contas registradas no nome do devedor. O cliente da instituição é avisado de tal medida, para que possa recorrer ao desbloqueio e prestar esclarecimentos. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como desbloquear a conta? 

Para fazer o desbloqueio da conta, o processo o mesmo, por meio de uma autorização judicial. O banco em si não poe fazer a liberação, pois esta seria uma atitude quem infringe a lei. Portanto, para ter acesso novamente ao que lhe pertence, é necessário quitar toda pendência com a instituição.

Uma vez que o caso foi levado à justiça, é necessário recorrer aos serviços de um advogado para lidar com a situação. Para evitar que situações como essa aconteçam é necessário leve uma vida financeira tranquila e saudável e para isso, deve seguir um planejamento e ter disciplina com as contas.

Ainda assim, caso a situação fuja do controle, algumas instituições, antes tomar medidas extremas como solicitar o bloqueio judicial da conta, propõem negociações de dívidas com seus clientes. Falamos sobre o assunto por aqui e você pode conferir como esse processo funciona nesses bancos:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas

Semana do score de crédito: um evento online e gratuito da Foregon