Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Bombeiro civil: quais funções este profissional exerce?

Por Camila SilveiraPublicado em

Você sabe o que um bombeiro civil faz e qual é o salário esperado para essa profissão? Neste artigo, separamos todas essas questões para que você entenda e esclareça suas dúvidas. Continue a leitura e aproveite!

Bombeiro civil: saiba qual é a sua função

O bombeiro civil é responsável por proteger pessoas e patrimônios de incêndios, vazamentos e outros acidentes e, também, por realizar testes em equipamentos de segurança e treinar equipes que trabalham em situações de emergência. 

Além disso, esse profissional realiza salvamentos em terra, na água, em lugares altos e presta primeiros socorros. Em algumas situações, ele é responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros ou a polícia.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No processo seletivo para a contratação de um bombeiro civil, além da entrevista, podem ser pedidos testes físicos e exames toxicológicos. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o bombeiro civil é bem amplo, afinal, esse profissional pode trabalhar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias.

Sobre os trabalhos temporários que exigem a presença do bombeiro civil para a emissão do alvará, esse profissional pode trabalhar em shows musicais, eventos esportivos, seminários, entre outros.

Diferenças entre bombeiro civil e bombeiro militar

Os bombeiros civis, também conhecidos como brigadistas, não seguem carreira militar, atuam sempre dentro dos limites da propriedade para a qual foi contratado e possuem uma formação menos complexa. Neste caso, o curso possui a duração de aproximadamente um mês.

Por sua vez, os bombeiros militares possuem atuação ampla e podem exercer suas funções em qualquer local em que o socorro seja necessário. O curso de formação, neste caso, é mais abrangente, podendo durar, no mínimo, nove meses.

Curso de bombeiro civil

É importante ressaltar que para ser um bombeiro civil é necessário possuir o ensino médio completo e recomendável ter carteira de motorista. Além disso, para ingressar na profissão, é preciso passar pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis, que possui as seguintes matérias:

  • Atividades operacionais da profissão;
  • Como prevenir e combater incêndios;
  • Salvamentos terrestres, aquáticos e em altura;
  • Análise de riscos;
  • Primeiros socorros;
  • Produtos perigosos e inflamáveis;
  • Uso de EPI’s e EPR’s.

O bombeiro civil também pode realizar treinamentos e certificações em normas e segurança NBR ou, também, fazer cursos técnicos de segurança do trabalho ou graduação em engenharia de segurança do trabalho para se qualificar ainda mais.

Quanto ganha um bombeiro civil?

De acordo com uma avaliação do site Catho, a média salarial de um bombeiro civil no Brasil é de R$ 1.608,99. Além do salário, que normalmente é o valor do piso para a profissão, ele recebe um acréscimo de 30% pela periculosidade.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 6 dicas para melhorar seu home office

Saiba como abrir uma conta na Binance

Google Pay: veja quais bancos possuem integração com a carteira digital

Saiba como se tornar um MEI e ter CNPJ para emitir notas

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Confira as 5 principais dúvidas sobre MEI

Seguro-desemprego: como é feito o pagamento do benefício?

Poupança 2021: guia completo

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras