Foregon.comConteúdos

BPC/Loas do INSS será pago automaticamente a partir de setembro

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Criado em pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o BPC é um programa que oferece um auxílio financeiro para idosos e deficientes de baixa renda.

Para facilitar a vida dos beneficiários, o INSS anunciou que a inclusão de novos aprovados será feita de maneira automatizada a partir de setembro. Quer saber mais sobre a novidade? Então continue com a gente. 

Sobre o benefício BPC Loas

O BPC Loas é um benefício criado para auxiliar financeiramente os idosos a partir de 65 anos e deficientes em situação de vulnerabilidade social.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O valor do benefício é de um salário mínimo vigente (R$ 1.045) e é pago mensalmente pelo INSS. Para receber o auxílio, o cidadão deve se encaixar nos seguintes requisitos:

  • A renda familiar deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente por pessoa (R$ 261,25); 
  • O beneficiário e sua família devem ser cadastrados no CadÚnico; 
  • Quem se encaixa no grupo de deficientes deve comprovar o nível de incapacidade através da perícia do INSS. 

Implementação automatizada do benefício BPC Loas

O Instituto do Seguro Social (INSS), informou, recentemente, que dará início à implantação automática dos benefícios que forem concedidos pela justiça a partir do mês de setembro de 2020. 

Para se ter uma ideia, uma demanda judicial para aprovação de uma benefício como o BPC necessita de diversos servidores do INSS para realizar o atendimento. Agora, com a interação dos sistemas, o processo de concessão se tornará mais automatizado e reduzirá o tempo de análise. 

Em nota, o INSS alega que está focando nos benefícios assistenciais, na tentativa de fazer a interligação entre os sistemas.

A iniciativa do INSS conta com a parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de trazer mais agilidade nos pagamentos aso segurados que ganham ações judiciais.

Descomplicamos? 

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a automatização do pagamento do benefício BPC Loas. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras