Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Brasil teve alta de 32,7% nas tentativas de fraude com cartão de crédito

Por Thais SouzaPublicado em

De acordo com o recente estudo feito pela consultoria Clearsale, o Brasil sofreu aumento de 32,7% nas tentativas de fraudes em e-commerce no primeiro semestre de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Alta nas tentativas de fraude com cartão de crédito

O estudo Mapa da Frade, da Clearsale, observou cerca de 182 milhões de transações via cartão de crédito e apontou 2,6 milhões de tentativas de fraude apenas no primeiro semestre de 2021.

Apesar do estudo não ter revelado os números exatos, também foi apontado um aumento de 39,5% nos valores que sofreram tentativas de fraudes no mesmo período.

De acordo com o  diretor de marketing e soluções da Clearsale, os e-commerces são a maioria nessas tentativas de fraude. Jarouche ainda explicou que o crescimento das tentativas de fraudes está diretamente relacionado com a ascensão do e-commerce na pandemia, em que mais pessoas estão comprando e gastando mais em cada pedido.

Tipos de fraudes mais comuns

Durante o estudo foram identificados três tipos de fraudes mais comuns no Brasil: a fraude efetiva, amigável e autofraude. Confira como funciona e saiba como se proteger:

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Fraude efetiva: o fraudador realiza uma compra em um e-commerce e paga com os dados roubados do cartão de crédito da vítima;
  • Fraude amigável: alguém próximo do titular do cartão como um parente, por exemplo, usa os dados do cartão sem consentimento do dono;
  • Autofraude: quando o titular faz uma compra com seu cartão e, após receber o produto, entra em contato com a administradora do cartão para contestar o lançamento na fatura como se não reconhecesse o gasto.

Para se proteger de fraudes, é importante que o consumidor sempre desconfie de links suspeitos e, antes de realizar a compra, verifique se o site é realmente o oficial da loja e se possui o certificado SSL, que é representado pelo símbolo de um cadeado, localizado ao lado da URL do site.

Leia também

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias sobre o universo financeiro em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de Crédito Santander SX: Cashback e Descontos

Como solicitar o Cartão de Crédito Santander SX Visa

Cartão de Crédito Santander SX: Todos os Benefícios Visa Gold

Como solicitar o Cartão de Crédito Nubank Mastercard

Cartão de Crédito Nubank: Anuidade Grátis

Como solicitar o Cartão de Crédito Itaucard Click Mastercard

Cartão de Crédito Click Itaú: crédito e débito em um só cartão

Click Itaú, seu cartão de crédito em um Click