Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Entenda a importância do Cadastro Positivo para seu score

Por Thais SouzaPublicado em

Poucas pessoas sabem, mas as informações positivas de pagamento também são levadas em consideração na composição do score de crédito e não só as dívidas. Isso é possível graças ao Cadastro Positivo, um banco de dados que te ajuda a aumentar seu score e ter crédito aprovado no mercado financeiro.

Neste artigo, você vai conhecer o Cadastro Positivo e sua importância para a composição da pontuação de score de crédito.

O que você procura?

O que é Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um sistema criado em 2011, mas que somente em 2019 passou a ser automático e obrigatório. Este banco de dados conta com um histórico de cada cidadão, com informações sobre seus pagamentos.

  • Contas de água, de luz, de internet e telefonia;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Crediários;
  • Cartão de crédito.

Essas informações são geridas pelos birôs de crédito, que atualmente são quatro: Quod, Serasa, Boa Vista e SPC. Com o Cadastro Positivo, os consumidores são avaliados por suas informações positivas de pagamento de contas, facilitando o acesso deles ao crédito e  juros bancários menores.

Trata-se de uma forma de mostrar para os bancos, lojas e empresas de que você é um bom pagador de contas, além de ser uma alternativa para quem não consegue comprovar renda.

Entenda como o Cadastro Positivo influencia no score

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, definida de acordo com os hábitos financeiros dos consumidores. Essa pontuação costumava ser definida a partir das dívidas negativadas e dados negativos, como pagamento de contas em atraso.

No entanto, com a chegada do Cadastro Positivo, as informações positivas dos consumidores também passaram a ter grande peso no score. No score Serasa, por exemplo, pagar as contas em dia tem mais importância no cálculo da pontuação de crédito do que as dívidas negativadas.

Como o score é uma pontuação que mede a confiança que o mercado tem na sua capacidade de honrar seus compromissos, as informações sobre os pagamentos que você realiza são de grande importância, e é aí que entra o Cadastro Positivo.

Os seus pagamentos de contas de consumo (água, luz, internet, água e telefonia) e de crédito, como parcelas de empréstimos, serão registrados no Cadastro Positivo e, posteriormente, esses dados serão utilizados para o aumento ou diminuição da pontuação de score.

Quando o Cadastro Positivo pode ser prejudicial para o score?

Lembre-se de que seu score é um reflexo da sua situação financeira e, com base em como anda suas finanças, ela pode aumentar ou diminuir.

Apesar do Cadastro Positivo mostrar informações positivas sobre seus pagamentos de conta, caso você passe a atrasar pagamentos, essas informações vão ser negativas.

Portanto, se você é uma pessoa que paga as contas em atraso, saiba que o seu Cadastro Positivo poderá te prejudicar invés de ajudar no aumento do score. Dito isso, é muito importante que você pague suas contas em dia, afinal, é a sua reputação financeira que está em jogo.

O Cadastro Positivo também é uma forma de ter acesso a crédito de forma facilitada e ainda receber melhores condições de juros e pagamento.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como o Cadastro Positivo influencia no score?

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de pagamentos dos consumidores. Os pagamentos de contas e parcelas de crédito também fazem parte da composição do score.

Cadastro Positivo e score são a mesma coisa?

Não. O score é uma pontuação de 0 a 1.000 definida de acordo com vários aspectos da vida financeira do consumidor, incluindo o Cadastro Positivo, que é um banco de dados de informações de pagamentos.

Quantos pontos o Cadastro Positivo aumenta o score?

Não existe uma pontuação exata, já que isso varia de acordo com seus pagamentos. No entanto, o Cadastro Positivo pode ter mais peso na sua pontuação de score do que as dívidas negativadas, por exemplo.

Como fazer o Cadastro Positivo para aumentar o score?

O Cadastro Positivo é automático, ou seja, você não precisa fazer nada para ter seu CPF incluído nesse banco de dados. Uma vez ativo, o Cadastro Positivo ajuda no aumento do score daqueles consumidores que pagam suas contas em dia.

É bom fazer o Cadastro Positivo?

Depende. Se você é uma pessoa que paga contas sempre em dia, o Cadastro Positivo será um grande aliado para aumento do score. Já uma pessoa que paga suas contas em atraso pode se prejudicar com o Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo registra tudo o que eu comprei?

Não, os produtos ou serviços que você comprou não são registrados neste bancos de dados. Apenas o valor da compra, a quantidade de parcelas, as datas de vencimento e os pagamentos serão registrados.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?