Caixa lança empréstimo para caminhoneiros com juros de 1,99% a.m
Na última sexta-feira (04/02), a Caixa Econômica Federal anunciou o lançamento de uma linha de crédito com juros mais baixos, exclusiva para a antecipação do pagamento de custos de frete, voltada para caminhoneiros. Conheça detalhes sobre o empréstimo.

O que você procura?
Caixa Econômica Federal lança empréstimo para caminhoneiros
O Giro Caixa Transportes é um empréstimo lançado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o governo. A linha de crédito permitirá que os caminhoneiros antecipem o recebimento de fretes com taxas de juros reduzidas.
Por meio do empréstimo, a antecipação dos valores a receber será depositada diretamente na conta dos transportadores autônomos com até 120 dias de antecedência.
A taxa de juros é reduzida e varia conforme o histórico de crédito do tomador. A Caixa anunciou que a opção terá juros a partir de 1,99% ao mês. De acordo com o presidente da Caixa, a linha de crédito permitirá que os caminhoneiros tenham mais renda, principalmente em um momento de alta no preço dos combustíveis.
"Antes, os caminhoneiros, quando não tinham os recebíveis, tomavam crédito a 10%, 15% ou 20% ao mês. Quando eles começam a tomar a partir de 1,99% (taxa de juros), isso é o que a gente chama na economia de efeito-renda. Quando tem essa redução, há um valor muito grande que pode ser usado para pagamento de diesel ou de reformas do caminhão", afirmou Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal.
O que poderá ser antecipado?
Será possível antecipar os valores de fretes registrados nos sistemas das Secretarias Estaduais de Fazenda, com base na emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Como vai funcionar na prática?
- A empresa de transporte de carga que contrata o serviço de frete a prazo poderá solicitar a antecipação do pagamento diretamente ao transportador autônomo (caminhoneiro);
- O caminhoneiro recebe o valor à vista por meio de crédito em conta da Caixa;
- O crédito antecipará custos de fretes a caminhoneiros em 120 dias, com a taxa de juros a partir de1,99% ao mês para clientes do banco;
- Podem ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e);
- O pagamento do empréstimo é feito em apenas uma parcela, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.
Como contratar o empréstimo Giro Caixa Transportes?
Como dito anteriormente, o empréstimo deverá ser contratado pelas empresas de transporte de cargas. Para isso, elas devem fazer a solicitação do limite em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Caso aprovado, o limite será disponibilizado e a operacionalização do crédito é realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário