Caixa oferecerá empréstimo para beneficiários do auxílio emergencial
Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, a Caixa Econômica Federal precisou abrir aproximadamente 33 bilhões de contas digitais para depositar o auxílio emergencial aos brasileiros. Com a ideia de oferecer novos serviços por meio dessas contas, o banco estatal disponibilizará em 2021, uma linha de microcrédito para os beneficiários.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, " o microcrédito era um projeto sobre o qual estávamos debruçados já antes da pandemia. Mas a discussão que tínhamos internamente era de que não seria economicamente possível e rentável realizar operações de empréstimo de R$ 100 ou R$ 200 utilizando nossa base de agências, nem os lotéricos".
A boa notícia é que a abertura de milhões de contas digitais para o pagamento do auxílio emergencial agilizou o processo. "A única maneira era via um aplicativo, o que acabamos desenvolvendo agora. Então a questão da solução via contas digitais acelerou em anos o projeto principal que tínhamos na Caixa ", explicou o presidente do banco.
Empréstimo da Caixa para os beneficiários do auxílio emergencial
O banco estatal deseja manter aberta todas as contas digitais após os pagamentos do auxílio emergencial. Além disso, quer oferecer novos serviços por meio delas, como por exemplo, o microcrédito. No entanto, essa opção só deve estar disponível para os beneficiários entre em fevereiro e março de 2021.
"Essas pessoas, antes, quando precisavam de dinheiro, tomavam em agiotas ou financeiras, com juros de até 20% ao mês. Após a pandemia, vamos lançar um grande programa de microcréditos, utilizando essa conta digital, e colocá-lo por uma fração pequena do que se cobrava antes dessas pessoas. Vai ser algo muito diferenciado", disse o presidente da Caixa.
Descomplicamos?
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, basta deixar o seu comentário que responderemos assim que possível. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário