Calendário financeiro: como planejar e organizar as despesas
Muitas pessoas não controlam suas finanças por achar o processo muito trabalhoso e difícil. De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC Brasil, 36% dos brasileiros não faz esse controle e, entre eles, 41% diz que o motivo é preguiça ou falta de tempo. Se você faz parte desse grupo, conheça o calendário financeiro e veja como ele pode ser vantajoso para o seu bolso.

O que você procura?
O que é o calendário financeiro?
Não tem segredo: o calendário financeiro é uma ferramenta que permite você acompanhar os seus gastos e ganhos no dia a dia. Assim como um calendário normal te ajuda a lembrar dos seus compromissos, o financeiro serve para anotar dívidas, metas, compras e despesas nas datas em que elas precisam acontecer.
Calendário financeiro: como planejar e organizar as despesas
1. Escolha uma ferramenta de controle
Você pode usar o calendário do seu celular, planilha do computador, cadernos ou agendas. Não existe escolha certa, opte pela ferramenta que mais funciona para você e pronto. Afinal, não adianta criar uma planilha cheia de fórmulas, se você acha que vai se confundir e desistir no meio do caminho.
2. Anote todos os itens que vão entrar no calendário financeiro
Agora é o momento de listar as categorias que devem aparecer em seu calendário financeiro, como renda, dívidas e metas financeiras.
Se você possui um salário fixo, por exemplo, marque o dia em que ele cai todos os meses. Caso tenha outras fontes de renda, anote todas as datas com os valores de cada uma. Se não tiver um dia certo, marque no calendário a data estimada e altere caso seja necessário.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Você também pode incluir todas as suas contas em suas respectivas datas de nascimento. Anote qualquer tipo de conta, seja ela mensal, anual ou sazonal, como seguro do carro ou compra de material escolar, por exemplo.
Caso tenha dívidas em aberto, anote-as nas datas de vencimento junto ao número da parcela para que você consiga se organizar.
Por fim, caso ache interessante, marque pelo menos um dia no calendário financeiro uma meta para guardar dinheiro. Para isso, você pode cortar alguns gastos supérfluos do seu orçamento e aplicar esse valor economizado em um investimento seguro e que ofereça uma boa rentabilidade.
3. Priorize os seus compromissos do futuro
Se você tem uma viagem marcada, precisa comprar algum presente em determinada época do ano ou vai começar a fazer um curso daqui um mês, anote todos esses compromissos agora. Dessa forma, você consegue se preparar financeiramente para pagar essas despesas e evita surpresas negativas.
4. Cuide do design do seu calendário financeiro
Você não precisa ser nenhum profissional do design para poder criar o seu calendário, porém saiba que determinados elementos ajudam muito na organização. Independente do meio de controle que você escolher, garanta que ele tenha espaço e use cores que ajudem na visualização.
5. Agende lembretes
Se possível, programe alarmes recorrentes em seu celular para os dias de pagamento e vencimento das suas contas, por exemplo. Essa atitude ajudará você a não perder a data e reforçará o hábito de olhar no calendário. Depois de pagar suas contas, não esqueça de dar um "OK" no respectivo tópico.
Gostou do conteúdo?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário